Tensão Irã x EUA, as últimas notícias da crise no Oriente Médio ao vivo
Donald Trump evita escalada contra Irã um dia após o ataque com mísseis a duas bases no Iraque e limita resposta dos EUA a sanções econômicas
A crise diplomática instalada entre o Irã e os Estados Unidos depois da execução do general iraniano Qasem Soleimani, morto pelos EUA em Bagdá na sexta-feira passada, continua a escalar. Nesta terça-feira à noite, o Irã reagiu ao assassimato do general da Guarda Revolucionária (ou Pasdaran), e disparou como retaliação uma série de mísseis em duas bases aéreas no Iraque onde tropas dos EUA estão posicionadas. O ataque elevou a tensão no Oriente Médio. O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, foi avisado que o ataque seria direcionado apenas contra os interesses dos EUA. O atentado é, na opinião do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, “um tapa na cara dos Estados Unidos”, embora “não seja suficiente” resposta à execução nas primeiras horas da última sexta-feira em Bagdá do general iraniano Qasem Soleimani. “O importante é que os EUA deixem a região”, disse ele. Por outro lado, o presidente iraniano Hasan Rohaní agradeceu “o Corpo de Guardiões da Revolução” pela operação no Iraque e recomendou que os EUA fossem “sensatos” e não respondessem. Segundo fontes americanas, não haveria vítimas no ataque, embora a televisão iraniana tenha afirmado que “80 terroristas americanos” foram mortos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou sobre o caso nesta quarta-feira. Afirmou que uma resposta ainda está sendo avaliada e anunciou sanções contra o Irã. Também disse que não houve nenhuma vítima estadunidense no ataque e defendeu maior envolvimento da OTAN nos problemas do Oriente Médio. Trump voltou a destacar o elevado poder armamentista dos Estados Unidos e acrescentou que o país “não quer usá-lo”.
Veja os principais destaques até o momento:
- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que segue avaliando uma resposta ao ataque do Irã e anunciou sanções econômicas contra o país
- Companhias aéreas de pelo menos 13 países evitam o espaço aéreo entre Irã e Iraque diante da crise no Oriente Médio
- O líder supremo do Irã afirma que ataque é insuficiente e que EUA devem deixar a região
Acompanhe ao vivo as últimas notícias da crise entre Irã e EUA:
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.