_
_
_
_
_

Barça demite Koeman e pode contratar Xavi

Após a derrota para o Rayo Vallecano, a direção do clube decidiu dispensar o treinador holandês

Ronald Koeman, no campo do Rayo Vallecano.
Ronald Koeman, no campo do Rayo Vallecano.SERGIO PEREZ (Reuters)

Ronald Koeman foi demitido no fim da noite desta quarta-feira (à 0h no horário espanhol) do posto de treinador do FC Barcelona, informou o clube. A derrota da equipe catalã em Vallecas foi o estopim para a saída do técnico holandês antes do jogo de sábado da Liga contra o Alavés, no Camp Nou, e da partida na terça-feira contra o Dínamo de Kiev pela Champions League. A situação do treinador tem sido qualificada de insustentável pela direção do Barcelona, depois de ter renovado a confiança ao final do jogo perdido em Lisboa frente ao Benfica. O presidente Laporta ratificou Koeman antes de viajar ao Metropolitano para enfrentar o Atlético.

Os maus resultados encadeados desde então, e principalmente as duas últimas derrotas contra o Real Madrid e o Rayo, causaram sua queda um ano após a renúncia do ex-presidente Josep Maria Bartomeu. O Barça faz sua pior jornada na Liga desde a temporada 1987-1988. Na ausência de um treinador de transição, o conselho pode acelerar a contratação de Xavi Hernández. O ex-capitão do Barça, atual treinador no Catar, expressou seu desejo de treinar o clube agora, embora não seja o treinador preferido de Laporta.

Koeman assinou em 19 de agosto de 2020, após a dura queda contra o Bayern de Munique na Liga dos Campeões (2x8). O treinador se esquivou da saída de Lionel Messi e da renúncia de Josep Maria Bartomeu à presidência do Barcelona. Em sua primeira temporada, venceu a Copa do Rei. No total, o treinador holandês liderou um total de 67 jogos. Ganhou 40 jogos, com 11 empates e 16 derrotas.

Na temporada passada, após um início irregular, a equipe emergiu quando Messi foi ativado. O argentino terminou a temporada com 38 gols em 47 jogos. Nesta temporada, sem o argentino, o Barça começou o curso novamente sem uma direção definida. Dos 13 jogos que disputou, perdeu cinco. Marcou 16 gols e sofreu 17.

No campeonato, o Barça soma 15 pontos em 10 jogos (tem um duelo pendente contra o Sevilla) e está seis atrás do líder, o Real Madrid. Na Liga dos Campeões, a equipe perdeu do Bayern (0x3) e do Benfica (3x0), e derrotou o Dinamo Kiev (1x0).

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_