Seleção da Venezuela detecta um surto de casos de covid-19 horas antes do início Copa América
A equipe, que enfrenta o Brasil neste domingo, relata pelo menos 12 infectados pelo coronavírus, segundo as autoridades sanitárias de Brasília
A Copa América foi abalada por um surto de coronavírus poucas horas depois de seu início. Na seleção venezuelana, foram detectados 12 casos do covid-19, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, entre jogadores e funcionários. A seleção, conhecida como La Vinotinto, tem prevista sua estreia no torneio contra o Brasil neste domingo.
Os infectados estão assintomáticos, isolados em quartos individuais de um hotel da capital e monitorados por uma equipe da Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), das autoridades sanitárias brasileiras. Até o momento, a Conmebol e a Federação Venezuelana de Futebol não informaram nada a respeito.
A seleção venezuelana chegou a Brasília na última quinta-feira. O time havia disputado uma partida eliminatória para a Copa do Mundo contra o Uruguai, em Caracas. O jogo terminou em 0-0. Na tarde desta sexta-feira, a seleção venezuelana informou que seu capitão e jogador do Torino, Tomás Rincón, não viajou para o Brasil por causa de um “quadro viral” anterior ao embarque no avião na capital venezuelana.
Na noite desta sexta-feira, a Conmebol alterou o regulamento da Copa América para que todas as seleções pudessem fazer as mudanças que desejassem em suas convocações se apresentassem casos da covid-19. Em qualquer caso suspeito, as equipes poderiam convocar um substituto. Para encaminhar o pedido, os clubes devem enviar os resultados dos testes de PCR realizados nos jogadores.
A Conmebol tinha como meta ser a primeira competição internacional a ter todos os jogadores e funcionários vacinados para a Copa América. A organização contava com a doação de mais de 50.000 vacinas da Sinovac para se proteger. Algumas seleções, como a colombiana, foram imunizadas nesta quinta-feira.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.