_
_
_
_
_

Ativistas contra a Black Friday bloqueiam o maior centro de distribuição da Amazon no Reino Unido

Integrantes do movimento Extinction Rebellion impedem a entrada de caminhões de entrega para denunciar supostas práticas de exploração trabalhista abusiva

Extinction Rebellion Black Friday
Ativistas do Extinction Rebellion bloqueiam a entrada de uma unidade da Amazon em Tilbury, Reino Unido, nesta sexta-feira.HENRY NICHOLLS (Reuters)

Ativistas do movimento Extinction Rebellion, que luta contra a mudança climática. se reuniram nesta sexta-feira de Black Friday em frente aos armazéns da Amazon no Reino Unido para bloquear as entregas a fim de denunciar supostas práticas de exploração abusiva de mão de obra por parte do gigante das compras on-line. Os manifestantes boicotaram o maior depósito da empresa no país, localizado em Dunfermline, Escócia.

Cerca de 20 ativistas do grupo começaram a boicotar o centro de distribuição da empresa norte-americana por volta das 4 da manhã. Manifestantes segurando faixas bloquearam a entrada de caminhões de entrega e outros veículos, segundo informa a mídia local.

O bloqueio é parte de uma ação internacional do movimento contra 15 centros de distribuição da empresa no Reino Unido, EUA e Holanda, “visando chamar a atenção para os crimes da Amazon”, de acordo com ativistas.

Sindicatos em vários países europeus, incluindo França e Itália, convocaram trabalhadores do depósito e motoristas de entrega para se juntarem aos protestos como parte da campanha “Faça a Amazon pagar”, que exige melhores condições de trabalho, compromissos claros com o meio ambiente e que Amazon pague sua parte justa de impostos. Na Alemanha, de acordo com dados do sindicato Verdi, cerca de 2.500 funcionários nos centros de entrega em Rinberg, Koblenz e Graben aderiram à greve.

O protesto dos ativistas do clima também chegou à Espanha, onde o Greenpeace cobriu as vitrines das lojas de moda rápida da Gran Vía, a avenida mais famosa de Madri, para denunciar o “desastre socioambiental Black Friday, que incentiva o consumismo que esgota os recursos do planeta”. A coalizão Ecologistas en Acción também se juntou à iniciativa de um dia sem compras como uma greve simbólica.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_