_
_
_
_
_

O adeus a Anne Rice, a escritora que revelou a mente e o coração dos vampiros

Autora de “Entrevista com o vampiro”, livro que foi adaptado para o cinema em 1994 por Neil Jordan, morre aos 80 anos em Nova Orleans após um derrame

A escritora Anne Rice autografando livros em Los Angeles, em 2016.
A escritora Anne Rice autografando livros em Los Angeles, em 2016.Joe Scarnici (Getty Images for Entertainment W)
Jacinto Antón

A escritora americana Anne Rice, famosa por sua saga de livros Vampire Chronicles, morreu no sábado aos 80 anos, informou seu filho, Christopher, no Facebook. Rice havia sofrido um derrame dias atrás e estava internada em um hospital. A escritora, que nasceu em 4 de outubro de 1941 em Nova Orleans (EUA), ganhou fama após publicar o livro “Entrevista com o Vampiro”, obra que foi adaptada para o cinema em um filme de sucesso de 1994, que levou o mesmo nome, dirigido por Neil Jordan e estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt.

Esse foi o seu primeiro título na série Vampire Chronicles, composta por 13 romances, o último publicado em 2018 (The Community of Blood, que no Brasil ganhou o nome de “Comunhão do sangue”). Além disso, escreveu obras sobre bruxaria (The Mayfair Witches), a trilogia do Messias, baseada na vida de Jesus; e a série Angelic Chronicles. Rice, cujo nome verdadeiro era Howard Allen O’Brien, vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus trinta romances em todo o mundo.

Viúva desde 2002, Rice tinha dois filhos, Michelle, que morreu aos cinco anos de leucemia, e Christopher, nascido em 1978, que foi quem anunciou no sábado a morte de sua mãe: “Quebra-me o coração dar-lhe esta triste notícia. Esta noite Anne faleceu devido a complicações de um derrame. Ela nos deixou quase dezenove anos depois do dia em que meu pai, o marido dela, Stan, morreu.”

“Como mãe, o seu apoio foi incondicional, ensinou-me a abraçar os meus sonhos, a rejeitar o conformismo e a desafiar as vozes sombrias do medo e da dúvida. Como escritora, ela me ensinou a desafiar os limites do gênero e a me entregar às minhas paixões “, acrescentou. “Em suas últimas horas, sentei-me em sua cama de hospital, impressionado com sua coragem, inundado de memórias de uma vida que nos levou das colinas da Baía de São Francisco às ruas mágicas de Nova Orleans e vistas deslumbrantes do sul da Califórnia”.

“Esperemos que Anne esteja agora experimentando em primeira mão as respostas para muitas das grandes questões espirituais e cósmicas cuja busca definiu sua vida e carreira”, escreveu Christopher Rice. “Durante grande parte de seus últimos anos, as contribuições para esta página [no Facebook] trouxeram-lhe grande alegria. Anne será enterrada no mausoléu de nossa família no cemitério Metairie, em Nova Orleans, em uma cerimônia privada “, concluiu Christopher.

Dearest People of Page. This is Anne’s son Christopher and it breaks my heart to bring you this sad news. Earlier...

Posted by Anne Rice on Saturday, December 11, 2021

A grande dama

“Entrevista com o Vampiro” (Grijalbo, 1977, 1976 no original) é a história mais popular do gênero no século 20 e transformou Rice na grande dama da literatura gótica dos mortos-vivos, abrindo a porta para fenômenos posteriores tão populares como Crepúsculo, ou O que fazemos nas sombras. Assim como Mina Harker mergulhou os perseguidores do Drácula nos pensamentos do conde por meio da hipnose do professor Van Helsing, Rice nos permitiu descobrir pela primeira vez como a mente e o coração dos vampiros funcionam. E fez isso imergindo-nos na vida quase eterna de uma comunidade vampírica que invadia a decadente Nova Orleans no século XVIII e com um estilo barroco deliciosamente doentio, que redescobriu alguns dos mais sombrios caminhos, cenários e situações do antigo gênero gótico.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_