_
_
_
_
_

Cotação de Banksy dispara durante a pandemia

Das dez obras mais caras do artista, oito foram vendidas em leilões no último ano, em que arrecadou 290 milhões de reais

La obra de Banksy destruida tras ser subastada en Sotheby's.
La obra de Banksy destruida tras ser subastada en Sotheby's.Jack Taylor

Banksy, o grafiteiro britânico conhecido tanto por suas pichações mordazes como por seu anonimato, se transformou no favorito das casas de leilão ao mesmo tempo em que o mundo da arte vive um colapso nas vendas pela pandemia. Oito das dez obras mais valorizadas do artista arrecadaram em leilões internacionais, a partir de 2020, 43,7 milhões de euros (290 milhões de reais).

A última obra vendida é Game Changer, leiloada na semana passada na casa Christie’s de Londres por 16,7 milhões de libras (130 milhões de reais), que se transformou na mais valiosa do britânico. Beatriz Ordovás, chefa da Área de Arte Contemporânea da Christie’s, diz ao EL PAÍS por e-mail que “Banksy é um artista capaz de medir o pulso do sentimento nacional e capaz de se conectar com as pessoas através de seus quadros”. Por isso a especialista não duvida de que seu mercado continuará crescendo: “Os compradores que fizeram lances são colecionadores tradicionais e a maioria acompanha sua obra há muito tempo”.

Olivia Thornton, homóloga de Ordovás na casa de leilões Phillips, também considera que Banksy ainda não atingiu o limite e que seu mercado “se globalizou enormemente nos últimos 10 anos” até se transformar em universal e intergeracional.

Estas são suas obras mais vendidas:

Game Changer: 129 milhões de reais (março de 2021)

Um funcionário do Hospital Geral de Southampton (Inglaterra) posa diante de 'Game Changer' em maio de 2020.
Um funcionário do Hospital Geral de Southampton (Inglaterra) posa diante de 'Game Changer' em maio de 2020. Andrew Matthews (AP)

O artista presenteou em maio do ano passado esta obra ao Hospital Geral de Southampton (sul da Inglaterra) como agradecimento ao trabalho dos funcionários da Saúde durante a primeira onda da pandemia. A diretora da área de arte contemporânea da Christie’s lembra que os 19,4 milhões de euros (129 milhões de reais) arrecadados foram doados ao Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido.

Devolved Parliament: 73 milhões de reais (outubro de 2019)

Dois funcionários da Sotheby's mostram o quadro 'Devolved Parliament' aos participantes do leilão.
Dois funcionários da Sotheby's mostram o quadro 'Devolved Parliament' aos participantes do leilão. Tolga Akmen (AFP)

Um bando de 150 símios se reúne nas emblemáticas cadeiras verdes da Câmara dos Comuns do parlamento britânico neste óleo de 4,2 metros de largura e 2,5 metros de comprimento vendido em outubro de 2019 por mais de 11 milhões de euros (73 milhões de reais). A casa de leilões Sotheby’s previa arrecadar entre 1,6 e 2,2 milhões de euros (10 a 14 milhões de reais).

Show Me The Monet: 57 milhões de reais (outubro de 2020)

'Show Me the Monet' de Banksy.
'Show Me the Monet' de Banksy.Sotheby's

A reinterpretação que o artista fez de Nenúfares e Ponte japonesa do impressionista francês Claude Monet foi leiloada por 8,7 milhões de euros (57 milhões de reais) em outubro de 2020. A Sotheby’s previa vender a obra entre 3,4 e 5,7 milhões de euros (22 a 37 milhões de reais).

Forgive Us Our Trespassing: 46 milhões de reais (outubro de 2020)

'Forgive Us Our Trespassing' de Banksy
'Forgive Us Our Trespassing' de BanksySotheby's

Uma figura de capuz e casaco se ajoelha diante de uma parede cheia de grafites imitando os vitrais e a rosácea de uma catedral. O nome desta pintura, com dimensões de 6,5 metros de comprimento por 4,2 de largura, joga com o duplo sentido da palavra Trespassing: é uma linha do Pai Nosso (“Perdoai nossas ofensas”), mas na terminologia legal anglo-saxã define a invasão de uma propriedade. A Sotheby’s a leiloou em outubro do ano passado em Hong Kong por 62,1 milhões de dólares honcongueses (46 milhões de reais), mais do que o dobro do valor máximo que a casa esperava.

Mediterranean Sea View: 16 milhões de reais (julho de 2020)

O salão principal do Walled-Off Hotel, com as três paisagens marinhas leiloadas na Sotheby's por 16 milhões de reais.
O salão principal do Walled-Off Hotel, com as três paisagens marinhas leiloadas na Sotheby's por 16 milhões de reais.Sotheby's

Estas três paisagens da costa mediterrânea cheias de coletes salva-vidas foram vendidas em julho de 2020 por 2,4 milhões de euros (16 milhões de reais), que Banksy doou a um hospital infantil na cidade palestina de Belém. Antes disso, o tríptico decorava o salão principal do Walled-Off Hotel (Hotel Amuralhado), um alojamento de 10 quartos aberto pelo artista com uma vista panorâmica do muro que separa Israel da Palestina.

Sorry The Lifestyle You Ordered Is Currently Out of Stock: 12 milhões de reais (outubro de 2020)

'Sorry The Lifestyle You Ordered Is Currently Out of Stock' de Damien Hirst e Banksy
'Sorry The Lifestyle You Ordered Is Currently Out of Stock' de Damien Hirst e BanksySotheby's

É uma das duas colaborações de Banksy com Damien Hirst, artista britânico conhecido por seus pontos coloridos em telas brancas e seus animais em formol. A obra mostra uma das sequências policromáticas de Hirst atropelada por um grafite com a mensagem “Desculpe, a vida que o senhor pediu não está disponível no momento”. Foi vendida em outubro do ano passado em Nova York por 1,9 milhão de euros (12 milhões de reais).

Monkey Poison: 10 milhões de reais (julho de 2020)

'Monkey Poison' de Banksy
'Monkey Poison' de BanksyPhillips

Esta obra mostra um chimpanzé consumindo o que parece ser uma lata de gasolina. Foi vendida em julho de 2020 em Nova York pela casa de leilões Phillips. O comprador pagou 1,6 milhão de euros (10 milhões de reais).

Girl with Balloon & Morons in Sepia: 9 milhões de reais (outubro de 2020)

'Girl with Balloon & Morons in Sepia' de Banksy
'Girl with Balloon & Morons in Sepia' de BanksyPhillips

A ironia de ser o artista antissistema mais reconhecido com obras vendidas por milhões em casas de leilões não é algo que Banksy deixou passar. De um lado, está a famosa Girl with Balloon (Menina com bexiga) e no outro está Morons (Idiotas), em que foi modelado um leilão de arte com a mensagem “Não posso acreditar que vocês, completos idiotas, comprem esta merda”. Só existem oito dessas impressões que podem ser apreciadas em sua totalidade sendo vistas contra a luz. Uma foi leiloada em Londres por 1,4 milhão de euros (9 milhões de reais) em outubro de 2020.

Vote to Love: 8 milhões de reais (fevereiro de 2020)

'Vote to Love', de Banksy
Sotheby's

Uma bexiga no formato de coração transforma um cartaz do Partido da Independência do Reino Unido, pedindo o voto para sair da União Europeia, em uma mensagem oposta. Esta tela, fechada em 2018, foi vendida pela Sotheby’s por 1,3 milhão de euros (8 milhões de reais).

Keep It Spotless: 7 milhões de reais (outubro de 2008)

'Keep It Clean' de Damien Hirst y Banksy.
'Keep It Clean' de Damien Hirst y Banksy.Sotheby's

Esta colaboração entre Banksy e Damien Hirst foi vendida em 2008 na Sotheby’s de Nova York por 1,3 milhão de euros (7 milhões de reais). Durante muito tempo foi sua tela mais cara, até que em 2019 foi superada por Devolved Parliament, e depois por muitas outras.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_