_
_
_
_
_

A invasão dos biopiratas

Leia isto: pode inspirar um romance

Sampedro 3
TWEE MUIZEN
Javier Sampedro

Geralmente afastados do foco da opinião pública, absortos em sua utopia futurista de uma humanidade melhorada e dispostos a implantar qualquer coisa no próprio corpo, os biopiratas proliferam como cogumelos. Inspiram-se no biopunk, um subgênero da ficção científica ― derivado, por sua vez, do cyberpunk. Mas os ciborgues aqui não são misturas de carne e máquina, e sim pura carne modificada pela biologia. Eles se sentem próximos do transumanismo, a convicção de que a tecnologia em breve nos transformará em seres superiores. Talvez alguns biopiratas estejam birutas ou apenas interessados na faceta criminosa da causa, como roubar sequências genéticas e patentes de biotecnologia. Mas também contam com gurus da segurança informática, como o professor de cibernética britânico Kevin Warwick, que não faz outra coisa a não ser inserir coisas por todos os buracos do corpo. Talvez Warwick precise realmente de uma melhoria transumanista.

Mais informações
Zhong Zhong, um dos clones de macaco criados por cientistas chineses.
Cientistas chineses criam os primeiros macacos clonados com a técnica da ovelha ‘Dolly’
Welwitschia plant
Genética revela os segredos da ‘Welwitschia’, a planta que beira a imortalidade
El bioquímico argentino José Polo posa junto a imágenes de sus seudoembriones humanos.
Criados pela primeira vez pseudoembriões humanos a partir de células da pele

O debate sobre o aprimoramento das capacidades humanas não é novo para a bioética. Existe desde o final do século passado, quando a clonagem de células-mãe mostrou essa possibilidade teórica, e se intensificou nos últimos anos com a CRISPR e outras tecnologias vanguardistas de edição genômica. O ponto central dessa polêmica é justamente a fronteira entre curar doenças e melhorar as qualidades humanas. Só os fanáticos religiosos, como as Testemunhas de Jeová, se oporiam a curar uma doença de sua filha, mas muita gente, religiosa ou não, ficará muito nervosa com o aperfeiçoamento dos talentos humanos.

Não falamos aqui de um ciborgue que lance raios gama pelos olhos, mas de uma criança modificada a fim de aumentar seu rendimento intelectual, para citar um exemplo bobo. Seus colegas suportarão, impávidos, vê-la receber um prêmio de destaque acadêmico atrás do outro enquanto eles posam como perfeitos estúpidos? E se a prova for para um cargo de juiz ou defensor público, para citar outro exemplo tolo? O certo, no entanto, é que a fronteira entre curar e melhorar não é uma linha clara, e sim uma nuvem polissêmica. Vejam o caso do geneticista chinês He Jiankiu, que anunciou em 2018 o nascimento de duas meninas modificadas com CRISPR para torná-las resistentes à Aids. Isso é o quê? Curar uma doença ou melhorar uma característica? Em qualquer caso, Jiankiu acabou na prisão e criticado por todo mundo, embora alguns cientistas o tenham apoiado longe dos holofotes.

O cientista chinês He Jiankiu.
O cientista chinês He Jiankiu.

Os avanços que presenciamos ao vivo com as vacinas de RNA mensageiro foram tão espetaculares que a The Economist deu asas à imaginação sobre os biopiratas dos próximos tempos. Daqui a 10 anos, especula a autora do texto, a tecnologia de RNA mensageiro será usada não apenas para muitas outras vacinas, mas também para o tratamento do câncer, do infarto e das doenças neurodegenerativas. Em 2024, após os Jogos Olímpicos de Paris, será descoberto seu uso para o aprimoramento dos atletas. E então chegam os biopiratas. Paro por aqui, pois não quero estripar o artigo.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

O aperfeiçoamento dos traços humanos chegará mais cedo ou mais tarde. A tecnologia está quase pronta. E, se não for aplicada pela ciência institucional, os atletas e os biopiratas o farão. Se nunca foi possível colocar um policial em cada laboratório, imaginem colocar um em cada garagem.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_