Morre José Paulo de Andrade, ícone do rádio paulistano, de covid-19

Jornalista de 78 anos e apresentador do programa 'O Pulo do Gato', na Rádio Bandeirantes, lutava há dois anos contra um enfisema pulmonar

José Paulo de Andrade, 78, na Rádio Bandeirantes.Reprodução
Mais informações
AO VIVO | As últimas notícias sobre o coronavírus e a crise política no Brasil
A aposta na “imunidade de rebanho” contra a covid-19 no Brasil expõe a risco milhões de vidas

José Paulo de Andrade, um dos maiores ícones do radiojornalismo de São Paulo, morreu na manhã desta sexta-feira (17) aos 78 anos. Ele lutava contra um enfisema pulmonar há dois anos e estava internado desde o dia 7 no Hospital Albert Einstein, após ser diagnosticado com o novo coronavírus (covid-19). Ele trabalhava há 57 anos na Rádio Bandeirantes, onde apresentava desde 1973 o jornal matinal O Pulo do Gato.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, José Paulo começou a carreira no início da década de 60, na Rádio América, e chegou à Rádio Bandeirantes em 1963, como locutor esportivo, repórter de campo e comentarista. Ainda participou de debates políticos na televisão e apresentou os jornais Titulares da Notícia, Jornal Gente, Jornal de São Paulo, Rede Cidade, Band Cidade e Entrevista Coletiva. Também interpretou o Zorro no programa As Aventuras do Zorro, em 1969.

O Grupo Bandeirantes divulgou uma nota de pesar nas primeiras horas da manhã. “Com uma voz firme, amplo conhecimento político-econômico, são-paulino fanático e um dos maiores formadores de opinião do Brasil, José Paulo tinha um coração gigante e um caráter ímpar. Com 57 anos de Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade deixará um legado indiscutível, um vazio enorme e muitas saudades”, diz a nota.

Milton Neves, colega de rádio, também homenageou o radialista: “Zé Paulo fez TV e tudo no rádio: narrou, foi repórter volante, comentarista e grande analista político. Obrigado por tudo, Zé Paulo!”.

Outros jornalistas e amigos de José Paulo, como Ricardo Capriotti, Guga Chacra e Mílton Jung, lamentaram o falecimento do locutor. João Doria, governador de São Paulo, disse que o país “perdeu um brasileiro apaixonado e o jornalismo uma de suas principais vozes”. O ex-presidente Lula acrescentou: “Infelizmente, o covid-19, essa doença terrível tratada com descaso por alguns, nos levou mais um brasileiro”.

O São Paulo, clube para o qual Andrade declaradamente torcia, também divulgou uma nota nas redes sociais. “Com imenso pesar, o São Paulo FC lamenta a morte do são-paulino José Paulo de Andrade, ícone do jornalismo e do rádio, que liderou a comunicação do nosso clube na década de 90. Nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos do respeitadíssimo profissional”, publicou o clube em seu perfil oficial do Twitter.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em