_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Duelo entre Gilmar Mendes e Bolsonaro: guerra ou bandeira branca?

O ideal para o Brasil hoje é dar à política o que é da política, e ao Exército o que é do Exército

O ministro Gilmar Mendes durante a sessão plenária por videoconferência, em 15 de abril.
O ministro Gilmar Mendes durante a sessão plenária por videoconferência, em 15 de abril.Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Brasil é um país ferido política e socialmente. Muitas árvores, reais e simbólicas, estão queimando. Para que mais incêndios? Por exemplo, essa polêmica entre o importante juiz do STF Gilmar Mendes e as Forças Armadas só pode servir para exacerbar ainda mais a crispação política que o país vive.

Melhor que desempoeirar velhas teorias em busca de um culpado no duelo entabulado entre Gilmar e os militares seria que ambas as partes erguessem uma bandeira branca para uma pausa de reflexão.

É possível que, nesta nova guerra aberta, ambas as partes tenham razão no fundo da disputa. O magistrado, de fato, não pode ser acusado de antimilitarista, sobretudo porque pessoalmente costuma ser bastante sensível a todos os Poderes, com os quais gosta de dialogar. E o Exército é um Poder do Estado. Talvez a preocupação do juiz seja que uma instituição tão apreciada pela opinião pública por seu senso do dever e da honra possa amanhã ser acusada de conivência com a gestão catastrófica do Governo com a pandemia, considerada internacionalmente como uma das mais desastrosas do mundo.

Outras colunas de Juan Arias
Delivery apps workers participate in a strike demanding better working and paying conditions amid the outbreak of the coronavirus disease (COVID-19) in Rio de Janeiro, Brazil, July 1, 2020. REUTERS/Ricardo Moraes
O Brasil invisível e anônimo que carrega a dor da pandemia
Tercio Galdino, 66, and his wife Aliceia, 65, wear their protective 'space suits' as they walk on the sidewalk of Copacabana Beach amid the outbreak of the coronavirus disease (COVID-19) in Rio de Janeiro, Brazil, July 11, 2020. REUTERS/Ricardo Moraes
O coronavírus é o grito desesperado da Terra ferida
Screen grab of TV Brasil showing Brazilian President Jair Bolsonaro putting a face mask on as he prepares to speak with journalists at Planalto Palace in Brasilia on July 7, 2020. - Brazil President Jair Bolsonaro announced on Tuesday he had tested positive for the coronavirus but said he was feeling "perfectly well" and had only mild symptoms. (Photo by - / TV BRASIL / AFP)
Bolsonaro está doente da alma

Que necessidade tem o Exército de arcar com essa responsabilidade que não cabe a ele, e sim ao Governo Bolsonaro? É normal que os militares tenham se sentido ofendidos com o alerta do magistrado de que algum dia poderiam ser acusados de ter participado da catástrofe de uma gestão da guerra contra o coronavírus, considerada metaforicamente como um genocídio, já que milhares de vítimas talvez pudessem ser poupadas com uma gestão simplesmente mais normal e responsável.

O magistrado Gilmar sabe muito bem que este não é o momento para que uma figura do mundo judicial como ele dê motivos para incendiar ainda mais o ambiente político. Mais ainda, o ideal é que cada um dos Poderes do Estado se limite ao seu campo, sem intervir no curral alheio. A função do Supremo, em sua essência quase sagrada de ser o guardião da Constituição, é mais que suficiente como tarefa própria, sem querer invadir o campo da política. Esse é um afazer que deve ser deixado para os que foram eleitos pelo povo para gerir a nação.

Ao mesmo tempo, os militares decidiram ajudar o capitão reformado a sustentar um governo que já nasceu frágil e excessivamente ideologizado. Devem entender que uma entrega total a um Governo hoje rejeitado por 70% dos brasileiros pode lhe acarretar uma responsabilidade neste inferno em que se veem lançados.

Como bem escreveu Miriam Leitão n’O Globo, existe o perigo de que os militares, em seu afã positivo de querer contribuir para a gestão da vida pública, sejam salpicados em sua reputação como instituição pelos descalabros de um governo que parece mais um barco à deriva, acossado pelos perigos de um Titanic.

Foi a diretora do EL PAÍS Brasil, Carla Jiménez, quem, em um importante artigo neste jornal, alertou aos militares que eles podem vir a ser vistos como “cúmplices do macabro Governo Bolsonaro”.

Hoje, seria preciso recordar ao magistrado Gilmar Mendes e aos militares a já célebre frase do longínquo profeta judeu quando acossado pelos fariseus que, tentando fazê-lo cair numa arapuca, lhe perguntaram se seus discípulos deveriam pagar tributos ao imperador. Jesus, mostrando-lhes uma moeda, respondeu: “A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

O ideal para o Brasil hoje é dar à política o que é da política, e ao Exército o que é do Exército. Para começar a fazer isso, é melhor que, por favor, todos ergam a bandeira branca da paz.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_