Socialistas resistem ao rápido crescimento da ultradireita nas eleições espanholas
Com 97% das urnas apuradas, o PSOE, do primeiro-ministro Pedro Sánchez, vence as eleições. Ultradireitista Vox avança e se torna terceira maior força do Congresso
O Partido Socialista dos Trabalhadores da Espanha (PSOE), do primeiro-ministro interino, Pedro Sánchez, vence as eleições gerais da Espanha deste domingo, mas perde força no Congresso. Esta é a segunda vez no ano que os eleitores espanhóis vão às urnas, em meio a uma crise de governabilidade. Na edição passada, em 28 de abril, o PSOE também saiu vitorioso, mas sem maioria para governar.
Com 97% dos votos já apurados, os socialistas conseguiram 120 assentos, três a menos do que tem agora. Já os partidos de direita avançaram. O Partido Popular (PP) teve um grande aumento de cadeiras, e o ultradireitista Vox se tornou a terceira maior força do Congresso, após o colapso do partido Cidadãos e do enfraquecimento do Podemos.
O PP conseguiu 88 assentos contra o 66 do último pleito. O Vox mais que dobrou de tamanho, com 52 lugares, em relação aos 24 que possuía até então. Unidos Podemos obteve 35 assentos, em comparação aos 42 que tem atualmente. E o Cidadãos elegeu apenas 10 deputados, menos de um quinto dos 57 alcançados em abril.
O Más País, partido fundado pelo ex-líder do Podemos Íñigo Errejón, entra na Câmara com três parlamentares. E o anti-sistema CUP consegue mais 2 assentos.
Veja a cobertura completa das eleições, em espanhol
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.