Como seria a Terra se não existisse a Lua?
Se o satélite desaparecesse haveria uma dramática mudança climática e, se nunca tivesse existido, a vida teria sido muito difícil
A sua pergunta pode ter duas respostas dependendo do que você quis dizer com "se não existisse a Lua". Na sua suposição, o astro nunca teria existido ou teria desaparecido?
Se a Lua desaparecesse por qualquer motivo, muitas coisas aconteceriam: a primeira é óbvia, não teríamos luar e as noites seriam sempre escuras. E isso influenciaria o comportamento animal e vegetal porque os seres vivos na Terra, incluindo os humanos, estão adaptados aos ciclos do Sol e da Lua. Também deixaria de haver eclipses porque desapareceria o objeto que eclipsa.
Mas talvez o mais importante seja que não haveria marés. Ou, mais exatamente, haveria marés, mas seriam muito menores porque só existiriam as marés provocadas pelo Sol (marés solares) e desapareceriam as provocadas pela Lua, que são as mais importantes. Isso teria efeitos importantes. O primeiro é que a água dos oceanos teria muito pouco movimento, o que influenciaria principalmente os seres que vivem neles, porque as marés promovem uma limpeza. O movimento das marés realiza uma espécie de drenagem do fundo do mar.
Além disso, se você tirar a Lua, o nível dos oceanos oceanos também seria alterado, provocando mudanças climáticas. Muitos seres vivos não seriam capazes de se adaptar tão rapidamente a essas mudanças e desapareceriam.
O eixo de rotação da Terra também passaria por uma mudança, pois ele permanece fixo, em parte, pela Lua. O plano onde estão o Sol e os planetas é chamado de eclíptica, e a Terra não gira exatamente perpendicular à eclíptica, mas o faz em um ângulo de 23 graus. Essa inclinação é quase constante, e é assim porque a Terra também tem outro movimento, além do de rotação, que é o da precessão. Esse movimento pode ser comparado ao de um pião, em que o eixo de rotação descreve um pequeno círculo enquanto o pião gira.
Na precessão terrestre, o eixo da Terra leva cerca de 26.000 anos para descrever esse círculo. Seguindo com o exemplo do pião, o eixo de rotação é mais estável quanto mais depressa ele gira. O movimento de precessão da Terra é produzido pela atração gravitacional que o Sol e a Lua exercem sobre ela. Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado. Em Urano, há uma metade do planeta (um polo) sempre ensolarado e outra metade sempre na sombra. Se isso acontecesse na Terra, as mudanças climáticas seriam ainda mais dramáticas. E tudo isso aconteceria em uma escala de tempo não muito grande.
Agora vamos para a segunda suposição, a de que a Lua nunca tivesse existido. Nesse caso, o dia não duraria 24 horas. A Terra se formou há 4,6 bilhões de anos e a Lua, cerca de 100 milhões de anos mais tarde. Nosso satélite foi formado porque havia outro corpo que girava com a Terra, se chocou contra ela e uma parte se desprendeu. A Terra não era rígida como é agora, não era exatamente líquida, mas fluida. Nesse tempo o dia durava umas seis horas, porque o planeta girava muito mais rápido.
Com a formação da Lua vieram as marés que criam atritos que desaceleram o planeta e tornam o dia cada vez mais longo até o que temos agora, de aproximadamente 24 horas. De fato, o dia ainda continua se alargando, embora muito pouco, 1,5 milésimos de segundo por século. Se a Terra girasse mais rápido, os ventos seriam muito mais violentos, assim como as correntes oceânicas. Ou seja, o clima seria muito diferente do que conhecemos e isso certamente teria prejudicado o aparecimento da vida porque uma das coisas que ajuda a evolução química é que as condições mudem, mas não muito depressa, e assim possam formar-se compostos químicos cada vez mais complexos. Não podemos afirma com certeza que não haveria vida, mas teria sido mais difícil que ela aparecesse na Terra se não houvesse a Lua.
Asunción Fuente é doutora em Física Teórica e pesquisadora no Observatório Astronômico Nacional da Espanha
Pergunta enviada por email por José Eleno Curiel
Nosotras respondemos é um consultório científico semanal, patrocinado pela Fundação Dr. Antoni Esteve, que responde às dúvidas dos leitores sobre ciência e tecnologia. São cientistas e tecnólogas, membros da AMIT (Associação de Mulheres Pesquisadoras e Tecnologistas) que respondem a essas perguntas. Envie suas perguntas para nosotrasrespondemos@gmail.com o por Twitter #nosotrasrespondemos.
Coordenação e redação: Victoria Toro
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.