_
_
_
_

O ‘Coringa’ de Joaquin Phoenix ganha o Leão de Ouro em Veneza

Festival de Veneza celebra o filme de Todd Philips, que transformou o vilão em obra de arte. J'accuse – 'O oficial e o espião', de Roman Polanski, recebe o Grande Prêmio do Júri

Joaquin Phoenix (direita) e Todd Philips, com o León de Ouro por 'Joker'.
Joaquin Phoenix (direita) e Todd Philips, com o León de Ouro por 'Joker'.ETTORE FERRARI (EFE)
Álex Vicente
Mais informações
O ‘Joker’ de Joaquin Phoenix não é nenhuma piada
A desconcertante imagem do Coringa de Joaquin Phoenix causa uma enxurrada de comentários
“O sentimento de perseguição de Polanski é fácil de entender"

O Coringa (Joker), de Todd Philips, obteve o Leão de Ouro de melhor filme do festival de Veneza. O cineasta recebeu o prêmio junto a Joaquin Phoenix, que faz uma extraordinária interpretação do célebre vilão no filme. É a primeira vez que um longa sobre um personagem dos desenhos de super-heróis obtém o reconhecimento mais importante de um dos festivais mais prestigiados do mundo. Embora Coringa pouco tenha a ver com a maioria desses filmes: é o escuro retrato de como o anódino palhaço aspirante a cômico Arthur Fleck, educado pela sua mãe para “dar risos e alegrias ao mundo”, se transforma pouco a pouco em um impiedoso assassino. O júri presidido pela cineasta argentina Lucrecia Martel ergue assim um dos filmes mais celebrados pela crítica durante o festival, e o coloca em um trampolim notável pela corrida para os Oscar.

O segundo prêmio mais importante do festival foi para seu convidado mais criticado: Roman Polanski. J'accuse – O oficial e o espião  se consagra com o Grande Prêmio do Júri, recebido pela atriz e esposa do diretor, Emmanuelle Seigner: o cineasta polonês não viajou à Mostra, já que evita qualquer país que possa lhe extraditar aos EUA, onde a justiça ainda o persegue pelo estupro de uma menor em 1977. Martel gerou uma enorme polêmica no início do festival, quando declarou que não assistiria à projeção de gala do filme, para não ter de aplaudir Polanski. A diretora esclareceu, ao mesmo tempo, que não tinha "preconceitos" para nenhum filme do concurso, confirmado depois pelo reconhecimento dado ao filme de Polanski.

Roy Andersson obteve o prêmio de melhor direção por About Endlessness. O ator italiano Luca Marinelli conquistou a Copa Volpi de melhor ator por Martin Eden enquanto o prêmio para a melhor interpretação feminina foi para Ariane Ascaride, por Glória Mundi. O cineasta de Hong Kong Yonfan obteve o prêmio ao melhor roteiro pelo filme animado Não. 7 Cherry Lane.

A brasileira Bárbara Paz ganhou o prêmio de Melhor Documentário na mostra Clássicos por Babenco, Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, que narra a trajetória de Hector Babenco, com quem Paz ficou casada até sua morte, em 2010. 

Principais prêmios da Mostra

Leão de Ouro: Joker, de Todd Philips.

Grande Prêmio do Júri: J'accuse – O oficial e o espião, de Roman Polanski.

Leão de Prata de melhor direção: Roy Andersson, por About Endlessness.

Copa Volpi para melhor atriz: Ariane Ascaride, por Glória Mundi.

Copa Volpi para melhor ator: Luca Marinelli, por Martin Eden.

Melhor roteiro: Yonfan, por Não. 7 Cherry Lane.

Prêmio Marcello Mastroianni de melhor intérprete emergente: Toby Wallace, por Babyteeth.

Melhor filme da seção Horizontes: Atlantis, de Valentyn Vasyanovych.

Premeio Ópera Prima: You Will Die At 20, de Amjad Abu Alala.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_