_
_
_
_
_

Como fazer as crianças adorarem matemática

Um recurso educativo é uma ajuda ou um meio para favorecer a aprendizagem. Os recursos matemáticos não são mágica

Getty

Um recurso educacional é uma ajuda ou um meio para promover a aprendizagem. Os recursos matemáticos não são mágica, mas facilitam muito o aprendizado de matemática pelas crianças. Para entender o papel que representam, é necessário compreender a importância das emoções em todos os processos de aprendizagem.

Quando uma pessoa está aprendendo, antes que a informação seja absorvida de um modo intelectual, ela é processada pelo sistema límbico, onde estão as emoções. Isso nos sugere que o aprendizado é condicionado pelas emoções positivas ou negativas que ocorrem no momento de aprender. Todos nós sabemos que somos principalmente seres emocionais e, em segundo lugar, seres racionais.

Mais informações
Solucionado um famoso problema matemático em duas páginas condensadas em um tuíte
A ordem das operações altera, sim, o resultado: como resolver problemas virais de matemática
O ‘Mary Poppins’ da matemática que se instalava na casa dos colegas para resolver problemas

Portanto, a emoção abre as portas para o processo de aprendizagem, e por isso é tão importante despertar a curiosidade e o interesse nos meninos e meninas. As crianças prestam atenção naquilo que lhes interessa porque lhes proporciona uma recompensa emocional positiva e não ligam para o que produz uma compensação emocional negativa.

Então, quando você usar um recurso matemático, tenha isso em mente. É preciso criar situações que causem impacto emocional positivo, isto é, que as motivem, excitem ou divirtam. Se também envolverem vários sentidos, melhor ainda, deixarão uma impressão emocional mais eficaz, facilitando o aprendizado.

Além disso, para que você possa garantir que aprendam matemática, é imperativo que as propostas estimulem seu raciocínio lógico-matemático. Isto é, não se trata de usar um recurso porque sim ou porque está na moda, mas tem de ser acompanhado de uma pergunta ou um desafio. Caso contrário, o cérebro se acomoda e não "se esforça" para aprender.

Existem centenas de recursos que você pode usar em casa ou na sala de aula, e eu indicarei meus três grupos favoritos.

1. MATERIAIS MANIPULATIVOS

São projetados para que as crianças possam visualizar muitos conceitos matemáticos. Sem eles, a matemática é abstrata e, em muitos casos, incompreensível para elas. Há uma grande diversidade, eu recomendo três dos mais usados:

1. As barras numéricas

São uma coleção de barrinhas de madeira que representam os números de 1 a 10. Cada número tem um comprimento e uma cor diferente. Com eles você pode consolidar a noção de número, descobrir relações numéricas e também estudar medidas e geometria. Recomendo usá-las dos 5 aos 16 anos.

2. Os policubos

São cubos encaixáveis úteis para entender as tabelas de multiplicação, as frações e os gráficos estatísticos. Podem ser usados a partir dos 5 anos e até os primeiros níveis do ensino médio.

3. Os blocos lógicos

Permitem fazer atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, como séries, classificações e mudança de qualidades. Ideal para crianças dos 3 aos 12 anos.

2. JOGOS DE TABULEIRO

Para aprender matemática de uma forma duradoura, você precisa ativar a memória de longo prazo; ou seja, não se trata de aprender as tabelas de multiplicação para o exame da semana que vem, mas é necessário que as crianças as aprendam para sempre. É aqui que entram os jogos de tabuleiro: servem para consolidar o aprendizado.

Quando as crianças brincam em casa ou em sala de aula, estão fortalecendo o aprendizado. Existem centenas de jogos, do clássico ludo a jogos tremendamente matemáticos como o Código Secreto.

3. LIVROS E CONTOS

Existem muitas obras literárias para que as crianças se aproximem da matemática a partir da leitura. Algumas permitem revisar ou expandir conhecimentos matemáticos por meio dos jogos, desafios e curiosidades.

Se você quiser começar sua biblioteca de matemática, sugiro três títulos para três faixas etárias diferentes.

1. Quatro Cantinhos de Nada (de 3 a 6 anos)

2. Cuentacuentos (a partir de 3 anos, se for para nós lermos, e até 7 anos)

3. Matemática Mente (a partir de 7 anos)

Os recursos matemáticos são elementos básicos no ensino da matemática e deveriam estar em todas as casas e salas de aula, pois permitem que as crianças aprendam com prazer.

Para escolher as propostas mais adequadas para seus filhos ou os seus alunos, recomendo que você leve em conta a versatilidade do recurso, pois assim poderá ser usado para diferentes conteúdos ou graus de dificuldade.

*Malena Martín é matemática, professora do ensino médio, formadora de docentes e famílias em matemática manipulativa e lúdica e diretora do site www.aprendiendomatematicas.com.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_