_
_
_
_

FIFA desiste de Copa do Mundo 2022 com 48 seleções no Catar

Entidade que comanda o futebol mundial recua da decisão de ampliar o número de participantes já na próxima edição, em 2022, alegando motivos políticos e logísticos

A taça da Copa em 2018, na Rússia.
A taça da Copa em 2018, na Rússia.S. Matzke (Getty)

A FIFA informou nesta quarta-feira que a Copa do Mundo 2022 será disputada entre 32 seleções, e não 48, como havia aprovado em janeiro de 2017. A decisão, segundo o organismo que dirige o futebol mundial, se deve a problemas políticos e de logística no Catar, sede da competição em 2022.

"Depois de um processo de consulta exaustivo e integral, com a participação de todas as partes interessadas, chegou-se à conclusão de que, nas atuais circunstâncias, essa proposta não pode ser feita agora", disse o Conselho da FIFA em nota. O anúncio será oficializado no próximo congresso da entidade, em 5 de junho, em Paris.

Mais informações
As oito apostas de Tite que projetam a seleção brasileira de 2022
Por conflito político, Arsenal anuncia que não levará jogador armênio à final da Liga Europa no Azerbaijão

Em junho de 2017, o Catar foi alvo de um embargo diplomático e econômico por parte da Arábia Saudita, a grande potência da região, e dos seus principais aliados, que acusaram Doha de apoiar grupos islâmicos radicais e recriminaram sua aproximação com o Irã, o principal rival de Riad. A FIFA argumentou que para ampliar a Copa de 32 para 48 países é necessária uma avaliação detalhada e um estudo exaustivo do impacto logístico para os anfitriões.

O plano de uma Copa com 48 seleções terá, portanto, de esperar até 2026, quando México, Estados Unidos e Canadá organizarão conjuntamente a competição com 80 jogos. Para abrigar tantas partidas, o Catar teria de distribuir algumas delas para países próximos, como Omã e Kuwait.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_