_
_
_
_
_

Acusados de matar Marielle, PM e ex-PM são presos no Rio de Janeiro

Ronie Lessa teria feito os disparos e Elcio Vieira de Queiroz, conduzido o veículo usado no crime

Foto facilitada pela Polícia Civil do Rio dos dois suspeitos presos: Ronnie Lessa (esquerda) e Elcio Vieira de Queiroz (direita)
Foto facilitada pela Polícia Civil do Rio dos dois suspeitos presos: Ronnie Lessa (esquerda) e Elcio Vieira de Queiroz (direita)EFE

Dois suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018 foram presos na madrugada desta terça-feira. Ronnie Lessa, policial militar reformado, de 48 anos, é acusado de ter feito os 13 disparos contra o carro onde estava Marielle. Já Elcio Vieira de Queiroz, de 46 anos e expulso da Polícia Militar, é acusado de ter dirigido o Cobalt prata de onde saíram os tiros que mataram a vereadora do PSOL e o motorista. O crime completa um ano na próxima quinta-feira, 14 de março.

Em entrevista coletiva, Giniton Lages, chefe da Delegacia de Homicídios, disse que as prisões são a conclusão da primeira fase de uma investigação que ainda está longe de acabar. Falta agora saber se alguém mandou matar Marielle Franco ou se a ideia partiu do próprio Lessa. O delegado também desconversou sobre as motivações do crime, embora a denúncia apresentada pelo Ministério Público fale que o crime "foi praticado por motivo torpe, interligado à abjeta repulsa e reação à atuação política da mesma na defesa de suas causas".

“Esta é a primeira fase. Não tem nada encerrado. Estamos indiciando quem atirou e quem conduziu o veículo. Há ainda respostas para alcançar”, destacou Lages. Por isso, ressaltou, a polícia está cumprindo um total de 34 mandados de busca e apreensão nesta terça. Ele disse ainda que a elucidação caso deve ser um recado de que “o crime de Marielle e Anderson não pode se repetir”. 

Mais informações
Marielle presente, um grito que ecoou no Carnaval 2019
O elo entre Flávio Bolsonaro e a milícia investigada pela morte de Marielle
Ameaças a defensores dos direitos humanos colocam a democracia em xeque

Familiares de Marielle Franco e Anderson Gomes, além de políticos do PSOL ligados à vereadora, ressaltaram que a polícia deve agora apontar quem são os mandantes do crime e quais são suas motivações. Já o governador Wilson Witzel disse que os acusados “poderão fazer uma delação premiada”. Ele disse ainda que as prisões são “uma resposta importante que nós estamos dando para a sociedade: a elucidação de um crime bárbaro cometido contra uma parlamentar, uma mulher, no exercício de sua atividade democrática”.

As prisões ocorreram em uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e da Delegacia de Homicídios (DH) da Polícia Civil da capital. A polícia e o Gaeco chegaram às 4h na casa dos investigados. Lessa mora no condomínio Vivendas da Barra, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro(PSL). "Não detectamos uma relação direta com a família Bolsonaro", destacou Lages. Questionado, reconheceu que a filha de Ronnie Lessa namorou um dos filhos do presidente. "Isso tem [namoro entre os dois], mas isso, para nós, hoje, não importou na motivação delitiva. O fato dele morar no condomínio do Bolsonaro não nos diz nada, isso será confrontado no momento oportuno. Não é importante para esse momento".

A Operação Buraco do Lume, em referência ao local no centro do Rio onde políticos do PSOL prestam contas à população, também cumpriu outros 32 mandados de busca e apreensão para apreender documentos, telefones celulares, notebooks, computadores, armas, entre outros objetos que podem ajudar a esclarecer o crime.

A vereadora Marielle Franco.
A vereadora Marielle Franco.Ellis Rua (AP)

De acordo com a denúncia das promotoras Simone Sibilio e Leticia Emile, o crime foi planejado nos três meses que antecederam os assassinatos. "É inconteste que Marielle Francisco da Silva foi sumariamente executada em razão da atuação política na defesa das causas que defendia. A barbárie praticada na noite de 14 de março de 2018 foi um golpe ao Estado Democrático de Direito", diz a denúncia. O MP também pediu a suspensão da remuneração e do porte de arma de fogo de Lessa, a indenização por danos morais aos familiares das vítimas e a fixação de pensão em favor do filho menor de Anderson até completar 24 anos de idade.

Em entrevista coletiva, as promotoras afirmaram que, apesar da "motivação torpe" por parte de quem apertou o gatilho, isso não significa necessariamente que Lessa tenha planejado por conta própria o crime. Caberá a uma segunda fase da investigação elucidar se houve ou não um mandante, ressaltaram.

As provas contra Lessa e Queiroz

Geniton Lages, chefe da DH, ressaltou que o caráter sigiloso das investigações foi fundamental para que se chegasse à prisão de Lessa e Queiroz. Com relação ao sargento reformado da PM, autor dos disparos, Lages garantiu que sempre este no radar das investigações, assim como outras pessoas, por causa de seu perfil: ele também passou pela BOPE e pela Polícia Civil e tinha conhecimento detalhado sobre como funcionam as corporações. Além disso, apesar de nunca ter sido formalmente denunciado até o momento, já era conhecido por ter trabalhado servindo bicheiros e como matador de aluguel. As "provas técnicas" acabaram apontando de forma definitiva para Lessa. E também a Queiroz, de quem é próximo.

Ao longo da entrevista, Lages ofereceu alguns detalhes sobre as investigações – “o caso Marielle sempre foi uma prioridade”, destacou –, embora não tenha se aprofundado nas técnicas empregadas. Ele ofereceu alguns números da investigação: 47 policiais foram colocados para trabalhar com exclusividade nas investigações do crime, 230 testemunhas foram ouvidas; 2.428 antenas e 33.329 linhas telefônicas foram averiguadas, sendo 318 linhas interceptadas.

Os autores do crime "não erraram", disse Lages, mas deixaram pistas importantes no "pré-crime". Os investigadores conseguiram acessar os dados de Lessa armazenados na nuvem (servidor externo que permite acessar arquivos remotamente) e descobriram que o acusado monitorava a agenda de Marielle Franco e havia buscado informações sobre o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), amigo e mentor político da vereadora, além do interventor federal e general Walter Braga Netto. Também havia pesquisado o local onde a vereadora morava, além de informações sobre a arma usada no crime, uma submetralhadora automática MP5.

Para chegar a esses dados a Polícia Civil percorreu um longo caminho durante meses. De acordo com as informações do jornal O Globo, a polícia rastreou todos os telefones que estavam ligados nos locais por onde Marielle passou naquele 14 de março. Assim, a polícia conseguiu uma extensa lista de números de telefone. O problema é que Lessa não usava um número em seu nome, mas sim um telefone "bucha", isto é, comprado com o CPF de uma outra pessoa, ainda segundo jornal. Já o número registrado em nome do sargento reformado estava com uma mulher na zona sul da cidade. O objetivo, segundo os investigadores, era confundir a polícia caso decidisse checar as antenas de telefonia.

Mas uma câmera de segurança captou a luz de um celular dentro do Cobalt prata onde estavam os assassinos da vereadora e do motorista. O carro estava parado na rua dos Inválidos, onde Marielle participava de um debate. Assim, com as informações de horário e local, a polícia fez uma outra triagem e conseguiu identificar um número que havia telefonado para uma pessoa relacionada a Lessa. Após identificá-lo, a polícia conseguiu através de uma ordem judicial acionar as empresas de aplicativos e, assim, ter acesso aos dados do sargento reformado.

Lages também informou na entrevista coletiva que a polícia recebeu, via Disque Denúncia, a informação de que Lessa estava dentro do carro e que este havia saído de Quebra Mar, um ponto da praia da Barra da Tijuca. Durante a entrevista, imagens das câmeras de segurança o Cobalt prata clonado – e ainda não encontrado – saindo da região de Quebra Mar e percorrendo o Rio de Janeiro durante horas e depois estacionando no local onde Marielle participaria de um evento naquele 14 de março. Em nenhum momento os ocupantes do veículo saíram. "Isso é muito tempo e me chamou atenção de cara. Demonstrava um crime que foge a regra. A estatística mostra que 80% dos crimes elucidados trabalham com testemunha", explicou Lages. Isso significa que nenhuma testemunha seria capaz de reconhecer os autores do crime. "Uma das testemunhas narrou que o atirador usava toca ninja", contou Lages.

O delegado afirmou ainda que outra das prioridades da segunda fase da investigação será encontrar o Cobalt prata e esclarecer se havia uma terceira pessoa no veículo. "Numa análise mais recente, estamos caminhado para a confirmação de que havia um motorista e um no banco de trás, sem pessoa no banco do carona", explicou.

Além disso, Lessa chamou atenção da polícia depois de ter sido vítima de um atentado no dia 27 de abril do ano passado, um mês depois do assassinato de Marielle e Anderson. Ele e um amigo estavam em um carro na Barra da Tijuca quando um homem em uma motocicleta se aproximou e atirou. Lessa reagiu e o rapaz fugiu. Baleado no pescoço, deu entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge e saiu sem dar esclarecimentos. A polícia disse que havia possibilidade de ser um assalto, mas não descartou a hipótese de que o atentado foi uma tentativa de queima de arquivo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_