_
_
_
_
_

Empresas são investigadas por desovar corpos achados perto de antigo DOI-Codi

Os corpos, segundo testemunhas, estavam cobertos por um pó branco que seria similar à cal, usado para amenizar o cheiro, e apresentavam “orifícios provocados por disparos de arma de fogo”

Arthur Stabile (Ponte Jornalismo)
Obra em que funcionários encontraram ao menos seis ossadas humanas na rua Abílio Soares, em São Paulo
Obra em que funcionários encontraram ao menos seis ossadas humanas na rua Abílio Soares, em São PauloReprodução

Ao menos seis ossadas humanas foram encontradas em uma construção na Rua Abílio Soares, número 1.149, na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo. O local fica a 150 metros da sede do antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna), local em que integrantes da ditadura militar torturaram presos políticos. Hoje o 36º DP (Paraíso) funciona neste prédio.

Mais informações
O escritor Laurentino Gomes, autor do livro 'Escravidão'
Laurentino Gomes: “Infelizmente, a história da escravidão é contada por pessoas brancas”
Raul Seixas e Paulo Coelho em show no Canecão, em 1970.
Uma dolorosa sombra na parceria entre Paulo Coelho e Raul Seixas
O historiador Carlos Fico, fotografado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.
O que significou o AI-5 para o Brasil, segundo o historiador Carlos Fico

A Polícia Civil de São Paulo recebeu uma denúncia anônima de que funcionários de uma obra de prédios residenciais, feita pela construtora UNIQ, escavavam o local quando encontraram pelo menos seis ossadas humanas. Duas outras empresas, que prestaram serviço para a UNIQ nesta obra, são citadas no inquérito policial que foi aberto em 7 de novembro a partir da denúncia: Top Solo Fundações e Líder.

O relato é de que os corpos estavam cobertos por um pó branco que seria similar à cal, usado para amenizar o cheiro, e apresentavam “orifícios provocados por disparos de arma de fogo”. As pessoas tiraram fotos para registrar o ocorrido. Ainda, segundo a denúncia, as imagens foram mostradas ao responsável pela obra, que teria, então, feito uma reunião com “diretores e engenheiros” da UNIQ. A decisão foi que a obra seria tocada “por estarem com prazos encurtados e por se tratar de final de ano”.

Ainda, segundo a denúncia anônima, a ordem superior teria sido desovar os ossos em uma área em Carapicuíba, na Grande São Paulo. O documento afirma que um funcionário confirmou a ordem de juntar as partes humanas a terra e entulho da obra e descartá-los na Lagoa de Carapicuíba, na Avenida Consolação, 505, do município.

A apuração da denúncia começou a ser feita pela Delegacia Seccional de Diadema em 30 de outubro deste ano.

Segundo o relatório de investigação obtido pela Ponte, os investigadores estiveram no dia 1º de novembro no local e ouviram o mestre de obras confidenciar que, ao notar as ossadas, pensou que eram de animais e decidiu por conta própria não avisar os superiores ou autoridades. Além disso, assumiu a responsabilidade de autorizar os funcionários a seguirem com a obra.

A investigação apura se o local era um cemitério clandestino usado para desova de corpos ou um cemitério antigo, “datado do tempo da escravidão, onde pobres, escravos e negros forros eram sepultados”, segundo o relatório da polícia.

O DOI-Codi era usado pela ditadura militar para prender e torturar pessoas opositoras ao regime instalado no Brasil entre 1964 e 1985. Ao menos dois jornalistas foram mortos no DOI-Codi: Vladimir Herzog e Luiz Eduardo Merlino. Ambos foram torturados e morreram, enquanto a ditadura alegou que um se enforcou e o outro teria sido atropelado.

A Ponte solicitou um posicionamento oficial à empresa UNIQ por e-mails às 22h40 desta quinta-feira (12/12). Em nota, enviada nesta sexta-feira (13/12), a UNIQ informa que “no dia quatro de dezembro, durante o trabalho de escavação manual na obra, foi encontrado um fragmento de osso. O local foi isolado com tela de proteção. A construtora UNIQ imediatamente informou as autoridades competentes e está à disposição”.

A reportagem também entrou em contato por telefone com a Top Solo e foi informada que o proprietário não estava. Formalizamos um pedido de nota por e-mail, mas não obtivemos retorno até o momento. Por causa da ausência de mais dados da Líder, a Ponte não conseguiu localizar a empresa.

A reportagem também questionou a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, comandada pelo general João Camilo Pires de Campos neste Governo de João Doria (PSDB) sobre a investigação. Em nota, a pasta informa que o caso é investigado por meio de inquérito policial instaurado pelo 36º DP. “Os materiais foram recolhidos e encaminhados para exames no Núcleo de Antropologia do IML. Diligências estão em curso para identificar elementos que auxiliem no esclarecimento dos fatos”, diz nota.

Matéria originalmente publicada no site da Ponte Jornalismo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_