_
_
_
_
_

As lições de ‘The Good Doctor’

A série do jovem cirurgião com a síndrome de Savant conquista os telespectadores com uma história melosa

Natalia Marcos

The Good Doctor, série médica da rede norte-americana ABC, cuja audiência superou a de The Big Bang Theory, teve o trailer da segunda temporada, que estreia nos EUA em 24 de setembro, revelado. Na trama, Freddie Highmore interpreta Shaun Murphy, um jovem médico brilhante que também é autista. Vencendo a desconfiança de seus colegas e superiores, o doutor consegue desvendar os casos mais intrigantes que chegam no hospital. No Brasil, a rede Globo transmitiu os dois primeiros episódios da primeira temporada com o formato de longa-metragem na Tela Quente.

Na Europa, a série do jovem cirurgião com a síndrome de Savant fez com que o canal espanhol Telecinco se destacasse com o grande sucesso do verão europeu depois da Copa do Mundo. Estreou em 16 de julho com dados espetaculares: em seu segundo episódio, superou 3,5 milhões de espectadores e 25,5% de índice de audiência. Na segunda semana, os índices subiram ainda mais. Em vista disso, o canal Telecinco, que estava indo muito bem e tinha que fazer algo para estragar, decidiu que é melhor esticar este sucesso inesperado e, nesta segunda-feira, transmitiu apenas um episódio de estreia e outro repetido. Mesmo assim, os números voltaram a ser positivos (19,7% e 21,3%). É preciso ver o que farão quando agosto terminar e a programação de outono na Europa chegar.

Mais informações
Como produzir 16 séries ao mesmo tempo e não morrer tentando
Netflix divulga primeira foto da terceira temporada de ‘The Crown’
Downton Abbey vai virar filme com elenco original

The Good Doctor não fez sucesso apenas na Telecinco. É uma das séries de maior audiência no canal pago AXN, que já transmitiu sua primeira temporada no último ano (agora está repetindo a série e, no outono, estreia a segunda temporada), e também foi um sucesso nos Estados Unidos. Freddie Highmore (o Charlie, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton, e Norman Bates, de Bates Motel) é o protagonista desta história melosa que tenta tocar o coração dos telespectadores para que chorem um pouquinho. Longe do mau humor de House (ambas compartilham o roteirista responsável, David Shore), foge do anti-herói para se enquadrar em um estilo televisivo mais amigável.

O sucesso de The Good Doctor não deixa apenas como lição o fato de que, sim, o público espanhol das redes abertas gosta de séries estrangeiras. Também nos lembra até que ponto, às vezes, estamos distantes de certos segmentos da preferência do público em geral. Entre as séries mais vistas nos EUA em 2017, há uma enorme quantidade de histórias de policiais, médicos e advogados como NCIS, Blue Bloods, NCIS: New Orleans, Grey's Anatomy, Bull ou a própria The Good Doctor, além de The Big Bang Theory. Nas redes abertas, os clássicos continuam mandando.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_