_
_
_
_
_

A iraniana que subiu num telhado para poder fotografar um jogo de futebol

Para Parisa Pourtaherian é proibido, como para o resto de mulheres no Irã, entrar nos estádios de futebol

Embora não o pareça, a fotógrafa situada no centro desta imagem está cobrindo um jogo de futebol.

É Parisa Pourtaherian, uma fotógrafa iraniana de 26 anos. Como explica em The Guardian, ela subiu nos telhados próximos a um estádio de futebol para poder fazer fotos do jogo. Em seu país, o acesso aos estádios é proibido para as mulheres. A imagem da jovem fotógrafa viralizou no Twitter nos últimos dias.

As mulheres jornalistas do Irã são proibidas de cobrir jogos de futebol masculino nos estádios. Mas Parisa Pourtaherian converteu-se na primeira mulher que cobre a liga mais importante, desde um telhado próximo!

Mais fotos dela cobrindo o jogo â distância em uma cidade do norte do Irã

O jogo entre os times iranianos Nassaji Mazandaran e Zob Ahan (0-1), aconteceu no dia 26 de julho, no estádio Vatani de Ghaemshahr, uma cidade no norte do país. "Eu estava nas ruas próximas ao estádio três horas antes do jogo começar, procurando por uma casa com um teto do qual eu pudesse tirar fotos. Tentei persuadir os proprietários a me deixarem fazer isso, mas ninguém aceitou durante o primeiro tempo do jogo. No entanto, no final, houve uma pessoa que me deixou subir no seu telhado", explica Pourtaherian ao The Guardian.

As imagens em que a fotógrafa aparece são obra de seu colega de profissão Abolfazl Amanollah, que estava dentro do estádio. "Eu não esperava que naquele dia receberia esse número de mensagens de pessoas que eu não conheço, não sei o que dizer, tudo que posso dizer é obrigado por tanto encorajamento, portanto apoio com amor e pela energia positiva que vocês me enviam", diz Pourtaherian em um post que ela publicou no Instagram. Nesse álbum estão algumas das fotos que fez, entre as que se destaca uma perspectiva sem zoom desde os telhados.

Esta iraniana trabalha para a agência Photoaman fazendo fotos de diferentes esportes em seu país. "Meu desejo é que a nós, mulheres, se nos permita cobrir partidos nos grandes estádios de futebol junto aos colegas masculinos", acrescenta no jornal britânico.

Pourtaherian teve a ideia de subir nos telhados no ano passado, após ver pessoas assistindo os jogos dessa maneira.

Machismo e futebol no Irã

"Para alguns eventos esportivos, como o voleibol ou o basquete, as restrições são menores e as mulheres podem entrar nos estádios, mas quando se trata de jogos de futebol, a lei segue de pé", diz Pourtaherian a The Guardian.

Em junho, durante a Copa do Mundo, as mulheres puderam entrar em alguns estádios do Irã para ver o torneio em telas gigantes. A seleção do Irã tuiteó esta imagem de uma mulher em um estádio.

Foi uma exceção. Depois da Copa do Mundo, as restrições impostas pelo governo persistem. Em março, 35 mulheres foram presas por tentar entrar em um estádio de futebol.

Sergio Ramos: Elas são as que ganharam esta noite. Esperemos que a primeira de muitas.

Bleacher Report: Para ver o Irã vs Espanha, as mulheres puderam entrar no estádio Azadi de Teerã pela primeira vez desde 1979.

Como explicava o tuit anterior, até 1979 as mulheres podiam, sim, entrar nos estádios do Irã. Em janeiro, muitos tuiteros criticaram a repressão do governo (morreram ao menos 20 pessoas em protestos) aludindo ao passado ocidentalizado do país.

Fizeram-no lembrando como era o Irã nos anos 70, especialmente para as mulheres, e como é agora. Antes de que os ayatolás antiocidentais tomassem o poder em 1979, derrocando a monarquia pró ocidental que controlava o país, as iranianas podiam vestir-se como qualquer mulher europeia ou americana. Depois, instaurou-se a obrigatoriedade de levar véu, graças à charia, a lei islâmica, vigente no Irã.

À esquerda, várias imagens de minha mãe no Irã com familiares e amigos antes da revolução. À direita, com um chador negro após a revolução. Estou com as pessoas do Irã e contra a ditadura islâmica

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_