José Mujica renuncia ao cargo de senador, mas não à “luta das ideias”
O ex-presidente do Uruguai, de 83 anos, só terá aposentadoria e não o acréscimo por ter sido legislador
O ex-presidente do Uruguai José Mujica, de 83 anos, renunciou nesta terça-feira a seu cargo de senador por motivos pessoais. "Os motivos são pessoais, diria que é pelo cansaço de uma longa viagem", explica o ex-mandátario em uma carta enviada à própria mulher, Luzia Topolansky, que é vice-presidenta do Uruguai e presidenta do Senado.
Mujica, que foi eleito senador após ser presidente do país entre 2010 e 2015, anunciou que terá sua aposentadoria e não a acumulará com qualquer benefício por ter sido senador. "O caráter de renúncia voluntária e a legislação vigente assinalam que não corresponde o benefício do subsídio estabelecido", sustenta no texto.
Apesar de abandonar seu cargo de senador, Mujica ressaltou que, enquanto sua mente funcionar, não renunciará "à solidariedade e à luta de ideias". Além disso, aproveitou a carta para pedir "desculpas muito sinceras" se em alguma ocasião, "no calor dos debates", feriu "no pessoal" algum de seus colegas.
Em 6 de agosto, o ex-presidente já havia explicado que pensava em deixar sua cadeira no Parlamento. "Vejo que tenho 83 anos e vou me aproximando da morte. Quero tirar licença antes de morrer, simplesmente, porque estou velho. Há um tempo para vir e outro para ir e assim como caem as folhas das árvores também caímos nós. A vida continua, não é tão importante", afirmou.
Señora Presidente del Senado
— MPP 609 (@MPP609) August 14, 2018
Lucía Topolansky
De mi consideración:
Le solicito al cuerpo que usted preside, aceptar mi renuncia al cargo de Senador.
Los motivos son personales, diría “cansancio de largo viaje”. pic.twitter.com/kjWxZYZTDa
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.