_
_
_
_

Um morto, saques, confrontos e quase 300 detidos na comemoração da Copa na França

Milhões de pessoas saíram às ruas para festejar a vitória de sua seleção

Um morto, saques, confrontos e quase 300 detidos na França na comemoração do título da Copa.
Um morto, saques, confrontos e quase 300 detidos na França na comemoração do título da Copa.IAN LANGSDON (EFE)
Mais informações
A Copa contra os estereótipos
França goleia Croácia na final e é bicampeã da Copa
Os distúrbios em Paris, em imagens

Segundos depois de a França ganhar neste domingo sua segunda Copa do Mundo de futebol, ao derrotar a Croácia por 4 x 2 em Moscou, milhões de franceses saíram às ruas para comemorar o triunfo da sua seleção, o que marcou o início de uma noite de intenso trabalho para os 63.500 policiais, 46.500 guardas e 44.000 bombeiros mobilizados para evitar incidentes. A festa da Copa deixou, até o momento, um morto, vários feridos, confrontos entre torcedores e forças de segurança pública e inclusive o saque de um shopping center. Ao todo, 292 pessoas foram detidas em várias cidades da França durante os incidentes, informou o Ministério do Interior nesta segunda-feira.

Milhões de torcedores franceses foram para a rua em Paris após o título, concentrando-se em sua maioria na célebre avenida Champs Élysées. Nas primeiras horas da comemoração não foram registrados incidentes, porém mais tarde um pequeno grupo confrontou a polícia, causando danos materiais em lojas e moradias próximas à avenida.

Assim, um dos estabelecimentos da avenida, a Drugstore Publicis, sofreu enormes estragos depois de que aproximadamente 30 indivíduos encapuzados invadiram o local com garrafas de álcool e destruíram boa parte das instalações, como mostram várias fotos publicadas nas redes sociais.

Segundo o canal BFMTV, agentes antimotins contiveram o grupo 15 minutos depois dos fatos, usando gases lacrimogêneos, e interditaram aquele trecho da avenida. Vários vídeos no Twitter mostravam encapuzados quebrando vitrines de lojas até a chegada dos policiais.

Em Annecy (sudeste da França), um homem de 50 anos morreu ao saltar num canal, depois de ser gravemente ferido na nuca, informou o jornal regional Le Dauphiné Libéré. Em Nancy (norte), outro homem ficou ferido ao cair de uma caminhonete sobre a qual festejava a vitória dos bleus.

Além disso, houve confrontos entre torcedores e policiais em outros pontos do país, como Beauvais (norte) e Lyon (leste), onde as autoridades também tiveram que dispersar o público depois que alguns indivíduos tentaram subir em seus veículos.

As autoridades mobilizaram neste fim de semana 63.500 policiais, 46.500 gendarmes, 44.000 bombeiros, 143 unidades de antimotins e outros corpos de intervenção especial. A chefatura de polícia anunciou que as medidas serão reforçadas nesta segunda-feira, quando os festejos prosseguem com o desembarque dos campeões.

Os incidentes terminaram com 292 detidos e 45 agentes feridos. Em Paris foram detidas 102 pessoas, das quais 90 ficaram sob prisão preventiva para serem interrogadas, segundo a prefeitura de Paris. "Tendo em vista a multidão presente, e apesar de incidentes inaceitáveis, trata-se de um balanço moderado", declarou o prefeito de segurança Paris, Michel Delpuech, em entrevista coletiva.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_