_
_
_
_
_

Bolsonaro lidera corrida presidencial, em que prevalecem brancos e nulos

Pesquisa do Poder360 mostra presidenciável com até 25% das intenções, vencendo no 2º turno. 'Sem votos' chegam a 40% dos entrevistados, ouvidos durante a greve dos caminhoneiros

Jair Bolsonaro é recepcionado em Salvador
Jair Bolsonaro é recepcionado em SalvadorU.Marcelino (Reuters)

Uma boa notícia para o pré-candidato à presidência do PSL, Jair Bolsonaro. Uma pesquisa do portal Poder360 coloca o ex-militar em primeiro lugar na corrida eleitoral deste ano, batendo todos os adversários no segundo turno. Num exercício com diversos cenários, sempre com o ex-presidente Lula fora da disputa, Bolsonaro alcança entre 21% e 25% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), e de Fernando Haddad. Este último entraria em campo como o nome do PT, substituindo Lula. O levantamento, feito entre os dias 25 e 31 de maio – em plena greve dos caminhoneiros –, ouviu 10.500 pessoas por telefone em 349 cidades do país. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

A quatro meses das eleições, porém, os brasileiros parecem ter mais certeza que não querem votar em ninguém, diante dos nomes disponíveis até o momento. O número de brancos e nulos chega a 29%. Somados aos indecisos, o total dos que não têm voto para o dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, fica entre 36% e 40%. O cenário favorece Bolsonaro, que ocupa com folga o espectro da direita e extrema direita e tem, segundo o Poder360%, 77% do eleitorado fiel, ou seja, eleitores que garantem que não mudarão seu voto no pré-candidato do PSL até outubro.

Nos cenários desenhados pela pesquisa, nenhum candidato de centro/direita ultrapassa 8% das preferências. O tucano Geraldo Alckmin aparece com 7%, o ex-prefeito de São Paulo João Dória tem 6%, assim como Álvaro Dias (Podemos). Já na centro-esquerda, Ciro Gomes tem entre 11% e 12%, Haddad entre 6% e 8%, e Marina Silva entre 6% e 7%. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que deve defender o legado do governo Michel Temer, mantém 1% das intenções, assim como Rodrigo Maia (DEM).

Mais informações
Bolsonaro diz que sua candidatura é “imbroxável” e que “a Amazônia não é nossa”
O perigo de que todos queiram ser Bolsonaro
Ciro Gomes: “Uma chapa com Haddad em 2018 seria o dream team”

Em projeções para o segundo turno, Bolsonaro se sai melhor em todas as possibilidades, com os brancos e nulos chegando a 39%. Se disputar com Ciro, o ex-militar ficaria com 34% das intenções contra 21% do pedetista. Com Marina Silva, ele teria 35%, contra 25% da candidata da REDE. Haddad e Alckmin lograriam 20% dos votos em segundo turno, mas Bolsonaro venceria por 35% e 31%, respectivamente.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_