Bolsonaro lidera corrida presidencial, em que prevalecem brancos e nulos
Pesquisa do Poder360 mostra presidenciável com até 25% das intenções, vencendo no 2º turno. 'Sem votos' chegam a 40% dos entrevistados, ouvidos durante a greve dos caminhoneiros
Uma boa notícia para o pré-candidato à presidência do PSL, Jair Bolsonaro. Uma pesquisa do portal Poder360 coloca o ex-militar em primeiro lugar na corrida eleitoral deste ano, batendo todos os adversários no segundo turno. Num exercício com diversos cenários, sempre com o ex-presidente Lula fora da disputa, Bolsonaro alcança entre 21% e 25% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), e de Fernando Haddad. Este último entraria em campo como o nome do PT, substituindo Lula. O levantamento, feito entre os dias 25 e 31 de maio – em plena greve dos caminhoneiros –, ouviu 10.500 pessoas por telefone em 349 cidades do país. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.
A quatro meses das eleições, porém, os brasileiros parecem ter mais certeza que não querem votar em ninguém, diante dos nomes disponíveis até o momento. O número de brancos e nulos chega a 29%. Somados aos indecisos, o total dos que não têm voto para o dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, fica entre 36% e 40%. O cenário favorece Bolsonaro, que ocupa com folga o espectro da direita e extrema direita e tem, segundo o Poder360%, 77% do eleitorado fiel, ou seja, eleitores que garantem que não mudarão seu voto no pré-candidato do PSL até outubro.
Nos cenários desenhados pela pesquisa, nenhum candidato de centro/direita ultrapassa 8% das preferências. O tucano Geraldo Alckmin aparece com 7%, o ex-prefeito de São Paulo João Dória tem 6%, assim como Álvaro Dias (Podemos). Já na centro-esquerda, Ciro Gomes tem entre 11% e 12%, Haddad entre 6% e 8%, e Marina Silva entre 6% e 7%. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que deve defender o legado do governo Michel Temer, mantém 1% das intenções, assim como Rodrigo Maia (DEM).
Em projeções para o segundo turno, Bolsonaro se sai melhor em todas as possibilidades, com os brancos e nulos chegando a 39%. Se disputar com Ciro, o ex-militar ficaria com 34% das intenções contra 21% do pedetista. Com Marina Silva, ele teria 35%, contra 25% da candidata da REDE. Haddad e Alckmin lograriam 20% dos votos em segundo turno, mas Bolsonaro venceria por 35% e 31%, respectivamente.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.