Economia do Brasil recua 0,13% no primeiro semestre, aponta Banco Central
Índice que funciona como prévia do PIB, o IBC-Br encolheu 0,74% em março deste ano
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), encolheu 0,74% em março, segundo divulgou o Banco Central na manhã desta quarta-feira, dia 16. De acordo com o índice, a economia fecha o primeiro trimestre do ano com retração de 0,13% em relação aos três últimos meses do ano passado.
Apesar da retração, se o índice for comparado ao do primeiro trimestre do ano passado, houve crescimento de 0,86% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em março, o indicador apresentou crescimento de 1,05%. Na comparação entre março deste ano e de 2017, no entanto, houve queda de 0,66% e, na comparação com fevereiro, a queda foi de 0,74%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica e contribui para as decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Ele abrange informações sobre o nível de atividade da indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.