Cantora Conchita Wurst: “Tenho HIV”
A vencedora do Festival Eurovisão de 2014 espera “encorajar” e “dar mais um passo contra o estigma” em relação às pessoas infectadas pelo vírus da Aids
A cantora austríaca Conchita Wurst, vencedora do Festival Eurovisão em 2014, revelou ser portadora do vírus HIV. Conchita explicou que a razão pela qual decidiu revelar a informação neste momento é porque foi ameaçada por seu ex-parceiro.
"Chegou o dia de me libertar para o resto de minha vida de uma espada de Dâmocles: há muitos anos tenho HIV (sigla em inglês de vírus da imunodeficiência humana)", escreve a diva da barba, alter ego do cantor Tom Neuwirth, em uma mensagem postada no domingo à noite em sua conta do Instagram.
Este dado "é irrelevante para a opinião pública, mas um ex-amigo ameaça tornar pública esta informação privada, e não darei a ninguém o direito de me causar medo e tentar, desta maneira, ter influência sobre minha vida", acrescenta. Conchita acredita que, no final das contas, é melhor que esse tipo de informação seja divulgada pela "própria pessoa" do que por outra.
"Espero encorajar [outras pessoas em situações semelhantes] e dar mais um passo contra o estigma em relação às pessoas que foram infectadas [com o vírus da Aids], seja por seu próprio comportamento ou sem ter culpa", destaca.
A cantora afirma estar sob tratamento médico há algum tempo, e o desejo de evitar a angústia de sua família foi uma das razões pelas quais não havia revelado publicamente a informação até agora. "Teria preferido 'poupá-los' de preocupações sobre o estado do HIV do filho, neto e irmão", explica.
Em sua opinião, é uma informação "acima de tudo relevante para aquelas pessoas com as quais o contato sexual é uma opção". "Estou mais forte, mais motivada e libertada do que nunca, obrigado pelo apoio de vocês!", afirmou a intérprete de Rise Like a Phoenix, canção com a qual triunfou no 59º Festival Eurovisão da Canção. Conchita Wurst é uma personagem criada por Tom Neuwirth, estilista e cantor de 29 anos, que desde sua vitória no Eurovisão tornou-se ícone e embaixador da causa LGBT no mundo.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.