VÍDEO | Uma improvável história de amor: autora comenta livro ‘Lua de Mel em Kobane’
Jornalista da 'Folha de S. Paulo', Patricia Campos Mello conta a história de Raushan e Barzan em meio à guerra da Síria, que completa sete anos nesta semana
O EL PAÍS conversou ao vivo nesta segunda, via Facebook Live, com a jornalista Patrícia Campos Mello, autora do livro Lua de Mel em Kobane, que conta a improvável história dos curdos Raushan e Barzan, que se apaixonaram pela internet e arriscaram a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico, em meio à sangrenta guerra na Síria. Os dois jovens exilados não se conheciam nem tinham amigos em comum. Ela, uma estudante que interrompera o curso de direito na Universidade de Alepo após episódios de violência perpetrados por extremistas religiosos; ele, um jornalista afastado do país por sua militância pela independência curda.
Patricia viajou para a região para a cobertura do conflito depois que a foto do menino sírio Alan Kurdi, de três anos, rodou o mundo. Deitado de bruços numa praia, tentava fugir dos ataques massivos em seu país. Acabou conhecendo o casal, que a auxiliaria em sua cobertura.
A guerra na Síria completa sete anos nesta semana com números assustadores de vítimas. Mais de meio milhão de pessoas podem ter morrido no conflito, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. A guerra começou numa combustão que se formou com o governo do ditador Basher Al-Assad, quando os ares da Primavera Árabe varriam o Oriente Médio, e se estende até hoje com a resistência de seus opositores e a entrada de novos personagens, como o Estado Islâmico, e as grandes potências que apoiam o regime sírio. Rússia e Estados Unidos, por exemplo, se tornaram protagonistas nesta guerra.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.