_
_
_
_
_

Morre Forges, o desenhista genial que contou meio século da história da Espanha

Cartunista, colaborador do EL PAÍS desde 1995, tinha 76 anos

Bernardo Marín
Forges no Festival da Risada de Bilbao em 2010.
Forges no Festival da Risada de Bilbao em 2010.Santos Cirilo
Mais informações
Os 20 desenhos favoritos dos seguidores
Homenagem a Forges
A vida de Forges, em imagens

Antonio Fraguas de Pablo, mais conhecido como Forges, foi o cartunista que melhor retratou o último meio século da história da Espanha, morreu na madrugada desta quinta-feira em Madri vítima de um câncer de pâncreas, segundo confirmaram fontes de sua família. Tinha 76 anos.

Desde o começo da carreira no jornal Pueblo, em 1964, até suas últimas charges no EL PAÍS – onde publicou ininterruptamente durante os últimos 23 anos – plasmou com ternura e ironia a evolução de uma sociedade que passou do desenvolvimentismo franquista de seus primeiros desenhos ao mundo hipertecnológico de sua última fase. Criou personagens inesquecíveis como o casal formado por Concha e Mariano, Romerales e seus obstinados náufragos. Também foi um inventor de um vocabulário próprio e alguns de seus termos, como “muslamen” (algo como homem coxa) ou “bocata” (um tipo de sanduíche), saltaram dos desenhos para a linguagem popular e foram posteriormente registrados no dicionário da Real Academia.

Forges nasceu em Madri em 17 de janeiro de 1942. Foi o segundo de uma família de nove irmãos. Aos 14 anos começou a trabalhar na Televisão Espanhola, onde começou a desenhar. Em 1964 publicou sua primeira charge na imprensa, no Pueblo, a convite do então chefe do jornal Jesus de la Serna, que o conhecera por intermédio de Jesús Hermida (um celébre apresentador de TV espanhol). Depois colaborou em Informaciones, em Diez Minutos, nas principais revista satíricas que nasceram com a Transição – Hermano Lobo, El Jueves e Por Favor –, no Diario 16 e no El Mundo.

Uma das primeiras viñetas de Forges, publicada em 'Informações'.
Uma das primeiras viñetas de Forges, publicada em 'Informações'.

Em 25 de junho de 1995 começou a publicar nas páginas do EL PAÍS, onde se manteve até agora. Em entrevista a Ignacio Carrión sobre sua estreia no jornal, Forges se definiu como meio galego e meio catalão, nascido por acidente em Madri, e torcedor do Athletic de Bilbao. “Somos um conjunto de povos falastrões. A bacia mediterrânea se distingue por isso. Somos ruidosos, faladores, boquirrotos e linguarudos”, acrescentou. Sua primeira charge neste jornal mostrava um diálogo entre dois “blasillos”, outro de seus personagens mais populares. “E como cumprimentamos?”. “Simplesmente dizemos bom dia e pronto”. “De jeito nenhum, se dissermos isso vão nos acusar de manipuladores”. “Poxa, é verdade”.

Forges no dia de sua contratação no EL PAÍS.
Forges no dia de sua contratação no EL PAÍS.Raúl cancio

Os personagens forgianos e as temáticas de suas charges foram se adaptando às mudanças na sociedade espanhola. Cosma e Blasa, as mulheres do vilarejo que há algumas décadas debulhavam os mistérios do rosário, agora se queixavam de que estavam roubando seu wifi. O diminuto Mariano e a enorme Concha se transformaram em um casal mais equilibrado. Ela emagreceu e se afeiçoou aos livros, enquanto seu marido, que tirou o bigode, continuava obcecado por futebol. Durante a Transição Espanhola (período histórico no qual Espanha mudou do regime ditatorial do general Francisco Franco, para o regime constitucional), Forges arremetia contra os setores nostálgicos que queriam que tudo continuasse como antes, o que então se chamava de El Bunker. Depois abraçou outras causas sociais: a crítica à precariedade trabalhista, a oposição à guerra do Iraque, a defesa da igualdade das mulheres e sua célebre campanha para que os leitores não se esquecessem das vítimas do terremoto do Haiti.

Primeira charge publicada pelo Forges no EL PAÍS em junho de 1995.
Primeira charge publicada pelo Forges no EL PAÍS em junho de 1995.

Além das charges nos jornais, Forges foi autor de numerosos livros. O primeiro deles foi publicado em 1972 com o título El Libro de Forges. Elaborou uma engenhosa história da Espanha em charges, História de Aquí. Dirigiu dois filmes e várias séries de humor para a televisão. Escreveu um romance, Doce de Babilonia. E recebeu múltiplos prêmios e distinções, como a Medalha de Ouro ao Mérito no Trabalho em 2007, o Prêmio Nacional de Jornalismo, o Prêmio Latino-americano de Humor Gráfico Quevedos em 2014 e o título de doutor honoris causa nas universidades Miguel Hernández de Elche e Alcalá de Henares. Em 2014 foi lançada uma coleção de selos com suas charges.

Nos últimos anos Forges abraçou com entusiasmo a internet e as redes sociais. Era o colaborador do EL PAÍS com mais seguidores no Twitter, mais de meio milhão. Às vezes telefonava para a redação do jornal para corrigir erros ou fazer sugestões. Suas comunicações sempre terminavam com um caloroso “aqui um amigo”.

Forges recebe o título de doutor honoris causa na Universidade de Alcalá de Henares, em 2016.
Forges recebe o título de doutor honoris causa na Universidade de Alcalá de Henares, em 2016.Carlos Rosillo

Em uma entrevista pelo 40º aniversário do EL PAÍS, deixou clara sua fé no progresso tecnológico. “Todas as gerações acreditam ser importantíssimas para a inteligência da humanidade. Sempre tendemos a ver o mundo de nosso ponto de vista. Eu não sinto que migrei para uma nova cultura, eu sou parte dessa nova cultura. Não tenho medo da tecnologia e acredito que é uma das vantagens que temos na busca da liberdade”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_