_
_
_
_
_

Dicas para não terminar a folia do Carnaval endividado

Saber quanto você pretende gastar é essencial para evitar a ressaca financeira da quarta-feira de cinzas

Bloco em São Paulo no domingo, 4.Foto: atlas | Vídeo: Fernando Bizerra Jr. (efe) / atlas

Faltam poucas horas para ser dada a largada oficial do Carnaval, um dos feriados mais desejados e aguardados do Brasil. Nos próximos dias, blocos e trios elétricos tomarão conta de várias cidades brasileiras, arrastando milhões de foliões. Quem pretende curtir a folia neste ano provavelmente já escolheu seu destino, mas talvez ainda não tenha feito um plano de gastos para não perder o controle das finanças entre um bloquinho de rua e outro. Para evitar que a ressaca financeira da quarta-feira de cinzas seja grande demais, o EL PAÍS separou algumas dicas.

Mais informações
Quase 4 milhões de pessoas no pré-carnaval de São Paulo apontam novo recorde de público
Carnaval de rua de São Paulo cresce e bate o Rio em número de blocos
O lado sombrio do glitter: nem tudo brilha tanto como parece

1. Planeje quanto você quer gastar na festa do rei momo

Já sabemos que, no calor da empolgação do carnaval, muitos se sentem ricos entre uma cervejinha e outra e enxergam o cartão de crédito como um bom aliado. Mas não é. Para não perder o controle dos gastos, o melhor é estipular quanto irá gastar durante feriado e, se possível, por dia. Na conta diária devem entrar as despesas mais variadas, desde alimentação e bebida até transporte. É importante reservar uma pequena quantia para imprevistos. Para os menos disciplinados, existe um ótimo método na hora dos blocos e festas: levar na carteira exatamente o dinheiro que se pretende gastar. Nada de usar cartão de crédito ou débito.

2. Faça um esquenta antes dos blocos ou leve a sua própria bebida

Os valores das bebidas disparam nesta época do ano, principalmente nos blocos e festas. Se a ideia é economizar um pouco, reunir os amigos para beber em casa antes de sair para a folia é uma ótima opção. Comprar as bebidas no supermercado fica bem mais em conta. Uma latinha de cerveja, por exemplo, sai menos de 3 reais. Já nos blocos de ruas ou nas festas dificilmente você verá um ambulante vendendo por menos de 5 reais. Outra opção é abraçar seu lado farofa e levar o seu próprio isopor com as bebidas. Lembrando que é bom também colocar nele água mineral para se hidratar já que o preço de uma simples garrafinha costuma fica bem elevado. Beber com moderação também sai mais barato.

3. Curta o carnaval de rua

Festas fechadas neste feriado costumam ter preços bastante salgados. Opções para curtir o Carnaval de rua, que é gratuito, não vão faltar em várias cidades brasileiras. Para quem for aproveitar a folia em São Paulo, serão 491 blocos desfilando pela cidade. No Rio de Janeiro, 473 blocos estão confirmados no período que abrange o pré-carnaval, o carnaval e o pós-carnaval.

4. Deixe o carro em casa e use o transporte público

Carro é algo que não combina com o Carnaval. Mesmo para quem não é da turma que bebe, achar um local para estacionar pode de se tornar um transtorno perto de grandes aglomerações. O melhor é usar o transporte público ou dividir um táxi ou qualquer outro tipo de transporte privado, como o Uber, Cabify e 99 táxi. Durante o feriado, muitos desses aplicativos de mobilidade oferecem algum cupom de desconto. Para saber quais deles estão em promoção ou mais em conta, uma dica é utilizar o Vah, uma plataforma que compara os preços entre eles.

Cuidado: espalhar glitter no carro alheio e fazer xixi na rua também pode causar um rombo no seu bolso

Tome cuidado também para não sujar o carro que você pede por aplicativo, ou poderá ser responsabilizado pela limpeza e terá que pagar uma taxa extra, adotada, por exemplo, pelo Uber. Por mais que o glitter esteja em alta na folia, ele não precisa ficar no banco do veículo, segundo o aplicativo. A empresa explica que a taxa a ser paga depende de caso a caso e do tamanho da sujeira deixada. Se estiver enjoado depois de tomar seus drinks, também é melhor dar um tempo ao ar livre e tomar uma água antes de entrar no carro.

5. Xixi na rua pode custar caro

Nas duas maiores capitais do país, quem for pego fazendo xixi na rua pode pagar caro. A multa é de, no mínimo, 500 reais e tanto São Paulo como o Rio de Janeiro terão equipes fiscalizando o que burlarem a regra. O conselho é ficar atento aonde estão os banheiros químicos ou achar algum estabelecimento comercial que permita o uso do toilet.

6. Tente comer antes de sair de casa

Se alimentar antes de sair para a folia também é uma ótima opção para economizar. Quando deixamos de fazer um lanche antes dos blocos e eventos, terminamos gastando além da conta no pós-festa. 

Cariocas buscam fantasias para o Carnaval.
Cariocas buscam fantasias para o Carnaval.Pilar Olivares (Reuters)

7. Gaste sua criatividade e economize nas fantasias

Em busca de fantasias incríveis para aproveitar a diversão, muita gente acaba gastando uma boa quantidade de dinheiro nelas. Mas com um pouquinho de criatividade e uma boa curadoria na internet, é possível criar a sua própria, usando roupas que tem em casa, e economizar. Para quem deixou para a última hora algumas comprinhas de purpurina e peças carnavalescas pode agora aproveitar as promoções que já foram anunciadas por algumas lojas de departamento.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_