Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam data de casamento

Kensington Palace informou que a boda do neto de Elizabeth II com a atriz será no palácio de Windsor

Casamento Príncipe Harry e Meghan Markle
Meghan Markle e príncipe Harry AP

Já há data para a que será uma das grandes bodas do ano de 2018. O Kensington Palace anunciou nesta sexta-feira que o príncipe Harry, da Inglaterra, e a atriz Meghan Markle se casarão em 19 de maio, um sábado, na capela do palácio de Windsor, a residência favorita da rainha Elizabeth II. Ao ser anunciado o compromisso do casal, há menos de um mês, só se havia dito que o casamento seria na “próxima primavera”. É norma das casas reais consultar previamente as agendas de outras monarquias e personalidades antes de fixar uma data para um evento desta categoria. Embora não se trate de um príncipe herdeiro, espera-se a representação de outras casas reais.

O filho mais novo de Charles e Diana se casará com a atriz na St. George's Chapel (Capela de São Jorge), no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, em maio. Trata-se de um templo de estilo gótico, que data do século XV e tem capacidade para abrigar 800 pessoas. Está localizado na ala mais baixa do castelo de Windsor, onde a rainha Elizabeth II e seu marido, o duque de Edimburgo, costumam passar longas temporadas.

Depois da boda o príncipe Harry e Meghan Markle receberão um título nobiliário. Segundo alguns especialistas, é provável que Elizabeth II conceda ao casal o ducado de Sussex, pois é um título que não está na família real desde 1843.

Na monarquia britânica, o título de príncipe e princesa só é outorgado a quem nasceu na realeza, o que significa que se Harry e Meghan tiverem filhos eles assim serão chamados. É o mesmo que ocorre com os que seriam seus primos, os filhos do príncipe William e Kate Middleton, os príncipes George e Charlotte, e o terceiro que vem a caminho e nascerá em abril.

O filho mais novo de Charles e Diana pediu Markle em casamento em novembro no curso de “uma noite típica e comum” para o casal, em sua casa do palácio de Kensington (Londres), enquanto preparavam um frango assado. “Foi uma surpresa maravilhosa”, explicou Markle. “Foi doce, natural e muito romântico.” Markle, afirma seu futuro marido, não lhe deixou sequer terminar, o interrompeu e perguntou: “Posso dizer que sim?”

A última grande boda na família real britânica foi a de William, que se casou com Kate Middleton em 2011.

MAIS INFORMAÇÕES