Seleccione Edição
Login

Fotogaleria | Piaçabuçu, onde o rio é mais salgado

Município alagoano que fica na foz do Rio São Francisco sofre com a salinização da água, consequência da grave seca que atinge todo o leito do rio

  • A 135 quilômetros de Maceió, a cidade alagoana de Piaçabuçu fica na foz do Rio São Francisco. Com o movimento da maré, o rio fica mais ou menos cheio de acordo com o período do dia. Mas com a seca que o 'Velho Chico' vem enfrentando, a água do mar tem adentrado cada vez mais no leito do rio, causando o efeito de salinização da água.
    1A 135 quilômetros de Maceió, a cidade alagoana de Piaçabuçu fica na foz do Rio São Francisco. Com o movimento da maré, o rio fica mais ou menos cheio de acordo com o período do dia. Mas com a seca que o 'Velho Chico' vem enfrentando, a água do mar tem adentrado cada vez mais no leito do rio, causando o efeito de salinização da água.
  • No domingo, muitos dos moradores da pequena cidade de cerca de 18.000 habitantes aproveitam o rio para o lazer.
    2No domingo, muitos dos moradores da pequena cidade de cerca de 18.000 habitantes aproveitam o rio para o lazer.
  • As marcas escuras nos pilares de um restaurante mostram até onde a água do rio costumava chegar. Os moradores relatam que hoje o rio, quando cheio, não chega nem perto da metade da marca.
    3As marcas escuras nos pilares de um restaurante mostram até onde a água do rio costumava chegar. Os moradores relatam que hoje o rio, quando cheio, não chega nem perto da metade da marca.
  • Os pescadores de PIaçabuçu contam que tem de ir cada vez mais mar adentro para poder pescar, já que muitas das espécies que viviam no rio não sobreviveram à alta concentração de sal na água.
    4Os pescadores de PIaçabuçu contam que tem de ir cada vez mais mar adentro para poder pescar, já que muitas das espécies que viviam no rio não sobreviveram à alta concentração de sal na água.
  • O pescador Cristiano Marques dos Santos, apelidado de Hulk, posa para a foto mostrando alguns dos peixes pescados no mar.
    5O pescador Cristiano Marques dos Santos, apelidado de Hulk, posa para a foto mostrando alguns dos peixes pescados no mar.
  • Além do problema da pesca, agentes de saúde de Piaçabuçu suspeitam que a alta concentração de sal na água do rio, que serve de abastecimento para 100% da população da cidade, está deixado os moradores doentes. Hipertensão e problemas de pele são as principais queixas.
    6Além do problema da pesca, agentes de saúde de Piaçabuçu suspeitam que a alta concentração de sal na água do rio, que serve de abastecimento para 100% da população da cidade, está deixado os moradores doentes. Hipertensão e problemas de pele são as principais queixas.
  • O problema ainda está longe de ser solucionado. Ambientalistas falam em incompetência na gestão do rio São Francisco. Gestores apontam para um fenômeno climático, sobre o qual não há controle.
    7O problema ainda está longe de ser solucionado. Ambientalistas falam em incompetência na gestão do rio São Francisco. Gestores apontam para um fenômeno climático, sobre o qual não há controle.
  • Da esquerda para a direita, os pescadores: Jairo Messias Marques dos Santos, José Eronides de Jesus, Marco Antônio Batista dos Santos, Aéliton Barreto (agachado), Cristiano Marques dos Santos e Adailton Ferreira da Conceição.
    8Da esquerda para a direita, os pescadores: Jairo Messias Marques dos Santos, José Eronides de Jesus, Marco Antônio Batista dos Santos, Aéliton Barreto (agachado), Cristiano Marques dos Santos e Adailton Ferreira da Conceição.
  • Dona Iraíris dos Santos Silva, 83, conta que veio do município de Pão de Açúcar, a 200 quilômetros de Piaçabuçu, para trabalhar em uma plantação de arroz. Hoje a plantação não existe mais. A água salgada usada na irrigação matou diversas espécies de vegetação.
    9Dona Iraíris dos Santos Silva, 83, conta que veio do município de Pão de Açúcar, a 200 quilômetros de Piaçabuçu, para trabalhar em uma plantação de arroz. Hoje a plantação não existe mais. A água salgada usada na irrigação matou diversas espécies de vegetação.
  • Os moradores de Piaçabuçu dizem que toda a água consumida tem de ser comprada, já que a água da torneira é muito salgada. Tomar um café feito com água não mineral pode ser uma tarefa um tanto difícil de engolir.
    10Os moradores de Piaçabuçu dizem que toda a água consumida tem de ser comprada, já que a água da torneira é muito salgada. Tomar um café feito com água não mineral pode ser uma tarefa um tanto difícil de engolir.