Estado Islâmico ameaça Copa da Rússia com imagem de Messi ensanguentado
Montagem difundida pela pró-jihadista Fundação Wafa é a mais recente de uma série de intimidações contra o torneio do ano que vem
O Estado Islâmico voltou a lançar ameaças contra a realização da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, segundo a ONG SITE Intel Group, especializada em monitorar as comunicações de grupos extremistas em sites e nas redes sociais. A mais nova ameaça contra o torneio utiliza uma imagem de Leo Messi vestido como preso, atrás de grades e com o olho esquerdo ensanguentado.
Segundo o SITE, a imagem foi difundida pela Fundação Wafa, uma organização apontada como "unidade de mídia pró-EI”. Rita Katz, diretora-executiva do SITE, disse que a nova ameaça, com a imagem do atacante argentino do Barcelona, não representa um episódio isolado, pois é parte de uma longa campanha de intimidações jihadistas contra a Copa da Rússia.
Pro-#ISIS media unit Wafa' Foundation continues to threaten 2018 FIFA #WorldCup, this time using an image of #LionelMessi in a prison outfit pic.twitter.com/isB8RDKYAK
— SITE Intel Group (@siteintelgroup) October 24, 2017
Nas últimas semanas, foram recorrentes as montagens mostrando labaredas em meio a mensagens como "Inimigos de Alá na Rússia, juro que o fogo dos mujahedins os queimará. Apenas esperem”. Ou, sobre a foto de um campo de futebol: “Somos nós quem escolhemos o campo de batalha”. Estas mensagens ameaçadoras aparecem habitualmente em inglês, árabe e russo.
Antes do SITE, o Instituto Memri havia alertado em 15 de outubro que a Fundação Wafa passara a difundir nos seus canais do Telegram imagens que ameaçavam a Copa da Rússia com atentados terroristas. Essa primeira onda, que incluía também mensagens contra Donald Trump, mostrava um terrorista armado e encapuzado ao lado do logotipo do torneio russo e de um explosivo com o pavio aceso, tendo ao fundo um estádio de futebol. A mensagem principal dizia: “Esperem-nos”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.