Por que o Dia das Crianças no Brasil acontece em 12 de outubro?
Data da celebração difere da data universal criada pela ONU
Neste 12 de outubro o Brasil comemora o Dia das Crianças, uma data própria do país, aprovada na década de 20 pelo Congresso Nacional e ratificada pelo presidente Arthur Bernardes no decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924. Ele diz: "fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o territorio nacional, a festa da criança". A ideia surgiu depois de um congresso celebrado um ano antes, em que se discutiu os direitos dos meninos e meninas da América Latina. Para comemorar o dia, o Google dedicou um doodle em sua página inicial de busca.
Para além dos presentes e dos passeios, o dia também serve de balanço para se avaliar como as políticas voltadas às crianças estão se desenvolvendo no país. O Brasil enfrenta ainda desafios importantes na área, como o aumento na taxa de homicídios de crianças e adolescentes, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Curiosamente, a data no Brasil só passou a ser comemorada em 1960. Foi quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para aumentar suas vendas.
O dia no país acontece em uma data diferente da oficial internacional. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, pois nesta data foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. A ideia de se dedicar um dia internacional às crianças também serve para se fazer uma chamada sobre as necessidades dos pequenos e reconhecer o trabalho das pessoas que atuam todos os dias para que as crianças tenham um futuro melhor.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.