O que se sabe até agora sobre o tiroteio de Las Vegas
As últimas informações sobre a maior matança com arma de fogo na história dos EUA
Os Estados Unidos sofreram na noite deste domingo em Las Vegas a maior matança por arma de fogo de sua história. Estes são os principais dados do ataque até o momento.
-59 pessoas morreram e 527 estão sendo atendidas em hospitais após um ataque com arma de fogo em Las Vegas
-Segundo a polícia, o autor do tiroteio é Stephen Paddock, um contador aposentado de 64 anos, morador de Mesquite (Nevada). Ele se matou antes de ser capturado, segundo Joseph Lombardo, sheriff de Las Vegas, onde o suspeito não tem antecedentes criminais relevantes. Seu irmão afirmou que seu pai era um ladrão de bancos perseguido pelo FBI.
-As vítimas estavam em um show do cantor country Jason Aldean, dentro do Route 91 Harvest Festival. Na plateia estavam cerca de 22.000 pessoas, que se tornaram um alvo fácil.
-Os tiros foram efetuados do 32.o andar de um hotel das redondezas, o Mandalay Bay Cassino. A matança começou às 22h08 (hora local, 2h08 de segunda-feira em Brasília). O assassino tinha 19 armas em seu quarto e disparou por duas janelas, cujos vidros romperam. Os rifles estavam apoiados em tripés.
-Esta é a maior matança por arma de fogo da história dos Estados Unidos. A de Orlando, na discoteca Pulse, teve 49 mortos e 53 feridos.
-O motivo do crime ainda não é conhecido. O sheriff Joseph Lombardo qualificou os fatos como obra de um “lobo solitário” e de um "psicópata". Em princípio se descarta sua vinculação a algum grupo extremista e o FBI considera que não há conexão com terroristas islâmicos, apesar de o Estado Islâmico ter reivindicado o ataque.
-A polícia não tem dados sobre o envolvimento da companheira do suposto autor. Os dois viviam em uma tranquila vila para maiores de 55 anos em Mesquite, a 130 quilômetros de Las Vegas. Na casa, a polícia localizou 18 armas, munição e possível material para fabricar bombas.
-O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou suas condolências às famílias das vítimas. Em um discurso solene anunciou que viajará a Las Vegas nesta quarta-feira. Ele qualificou a matança como um "ato de de pura maldade".
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.