_
_
_
_
_

Trump critica ONU um dia antes de seu primeiro discurso na Assembleia Geral

Presidente dos EUA enfatiza que a entidade não produz resultados compatíveis com recursos que recebe

Donald Trump na chegada às Nações Unidas.
Donald Trump na chegada às Nações Unidas.BRENDAN MCDERMID (REUTERS)

Donald Trump chegou e já atacou. Em sua estreia diante da ONU, na antessala que recebe a partir desta terça-feira a 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente norte-americano criticou sem compaixão a organização multilateral. Na reunião que presidiu, dedicada a melhorar a eficiência das Nações Unidas, o republicano defendeu que o trabalho da ONU “se concentre mais nas pessoas”, para atingir seu "grade potencial".  Consciente, porém, do papel chave que a ONU desempenha nos planos da EUA em pressionar a Coreia do Norte, Trump tentou se apresentar como mais que um líder, mas como um empresário cansado do desperdício, preocupado em centrar-se nos resultados, não nos procedimentos. Aumentando assim a expectativa do mundo pelo primeiro discurso de Trump no evento que reúne líderes de 193 países.

Mais informações
FBI investiga misteriosos ataques acústicos a diplomatas dos EUA em Havana
Trump diz agora que está perto de um acordo com os democratas para proteger os ‘dreamers’
Do petróleo ao marisco: conheça as sanções da ONU que não detiveram a Coreia do Norte

Os Estados Unidos são os principais contribuintes da ONU. Donald Trump ameaçou submeter o orçamento da instituição a sérios cortes, que começam a tomar forma com uma primeira redução de 600 milhões de dólares (1,9 bilhão de reais) nos recursos para as missões de paz. Em sua intervenção o presidente reconheceu que o órgão está fundado sobre os “princípios nobres” da paz, da segurança e do desenvolvimento.

Consciente, porém, do papel chave que a ONU desempenha nos planos da EUA em pressionar a Coreia do Norte, Trump tentou se apresentar como mais que um líder, mas como um empresário cansado do desperdício. Trump considera que a ONU não está alcançando seu pleno potencial por culpa da burocracia e da má gestão. “Não vemos resultados compatíveis com seus investimentos”, lamentou, por isso considerou que a entidade tem de dar passos rápidos para “ganhar a confiança das pessoas”. “Precisa centrar-se nos resultados mais do que nos procedimentos”, reiterou.

António Guterres, que também debuta, como secretário-geral, já advertira no passado que essas reduções poderiam criar “problemas insuperáveis”. Donald Trump tratou, porém, de apresentá-lo como sócio em sua empreitada para fazer da ONU uma instituição mais eficaz e robusta, ao incentivá-lo “a que use plenamente sua autoridade para cortar a burocracia e reformar um sistema bizantino”.

Até o momento, 128 países subscreveram uma declaração não vinculante na qual se apoia a reforma liderada por Guterres. A Espanha se encontra entre os signatários. No entanto, Rússia e França têm dúvidas sobre o texto proposto pelos EUA. Temem que se concentre demais na redução de custos em lugar da adoção de melhorias para aperfeiçoar o rendimento da entidade.

A declaração, de uma página e resumida em dez pontos, apoia uma reforma robusta, eficaz e ampla da organização para que possa exercer seu mandato. O texto destaca, por exemplo, a necessidade de elevar a transparência e a previsibilidade do orçamento, cita o compromisso de reduzir duplicidades, redundâncias e sobreposições, e defende a paridade de gênero e a diversidade geográfica do pessoal.

Guterres admitiu que a burocracia também lhe tira o sono. Falou de uma estrutura fragmentada e de procedimentos que às vezes se tornam “intermináveis”. “Às vezes me pergunto se houve uma conspiração quando foram elaboradas as regras, para nos tornar ineficientes”, reconheceu. Mas reiterou que a ONU tem de seguir contando com recursos para servir os mais vulneráveis.

Prévia

O ato serviu de prévia ao discurso diante do plenário da Assembleia. A expectativa é grande para ver como Donald Trump articula a doutrina da América em primeiro lugar e seu ceticismo passado em relação à instituição, que qualificou como “um clube” no qual “as pessoas se juntam para conversar e passar um bom momento”. A esperança é que opte por se apresentar como um líder legítimo para forjar consensos.

O ministro espanhol de Relações Exteriores, Alfonso Dastis, que este ano encabeça a delegação, confia em que o presidente dos EUA exponha uma mensagem “construtiva” sobre a relação com a ONU. “Estamos todos na expectativa, mas também esperançosos”, comentou. Também recordou que a necessidade de reformar a instituição não é nova nem tampouco uma vontade exclusiva dos EUA.

A assembleia em Nova York reúne 126 mandatários. Os da Rússia, China e Alemanha não comparecerão. Além dos discursos, a atividade diplomática é frenética. Donald Trump tinha em sua agenda para esta segunda-feira uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Jantará com líderes da América Latina para tratar da crise da Venezuela.

Na quinta-feira uma reunião do Conselho de Segurança em nível de ministros de Relações Exteriores que será dedicada à não proliferação nuclear, com a discussão sobre como aplicar as sanções contra a Coreia do Norte. Trump manterá em paralelo conversações com os líderes do Japão e da Coreia do Sul para analisar como elevar a pressão sobre Pyongyang.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_