Jeff Bezos desbanca Bill Gates como homem mais rico do mundo por algumas horas
Cotação da Amazon fez seu fundador ganhar 3,5 bilhões de reais na manhã desta quinta-feira
Ambos moram em Seattle e trabalham com tecnologia. Bill Gates, fundador da Microsoft, filantropo ativo e aposentado da atividade comercial, e Jeff Bezos, diretor-presidente e fundador da maior varejista on-line do mundo, a Amazon, são os dois homens mais ricos do planeta. Gates ostentava tal honra desde maio de 2013. Na manhã desta quinta-feira, depois das primeiras negociações na bolsa de valores, Bezos ultrapassou o criador do Windows com um ganho de 1,1 bilhão de dólares (cerca de 3,5 bilhões de reais). Um salto que o colocou temporariamente no topo, mas que durou apenas algumas horas, por causa da variação da bolsa.
A valorização de 1,3% aconteceu depois das 10h da manhã em Wall Street e fez com que as ações de Bezos valessem, no total, 90,9 bilhões de dólares (287 bilhões de reais) em comparação aos 90,7 bilhões de dólares de Gates.
Depois dos dois vizinhos de Seattle, o fundador da Zara, o espanhol Amancio Ortega, está na terceira posição, com uma fortuna de 82,7 bilhões de dólares, segundo dados da Bloomberg. O mexicano Carlos Slim foi o primeiro nesta lista entre 2010 e 2012. Desde então, Gates se manteve à frente até a chegada temporária de Bezos.
Os investidores atribuem esse salto às últimas iniciativas da Amazon no segmento de roupas e alimentos perecíveis. A compra da rede de supermercados Whole Foods há algumas semanas os coloca em uma posição privilegiada para competir com redes como o Walmart, que ainda está desenvolvendo sua estratégia on-line. Também avaliam positivamente o aumento das assinaturas do Prime, o serviço de taxa única para entrega de compras que também inclui programas de TV e música, uma concorrência inesperada tanto para a Netflix quanto para o Spotify. Ganhar mais clientes desse tipo é fundamental para a Amazon. Além de pagar 99 dólares com antecedência a cada ano, estatisticamente são os que mais compram.
A AWS, sua divisão para armazenamento de dados na nuvem originalmente criada para consumo interno, mas cujos excedentes dos servidores passaram a ser comercializados, é a que mais cresce e que registra o maior lucro, com aumento de 10% na comparação anual.
Evitando aparecer em público e a ostentação, Bezos é um dos maiores proprietários de terras nos Estados Unidos, com uma grande propriedade em Medina (Estado de Washington), assim como mansões na capital Washington, Beverly Hills, Nova York e sua própria casa, em Seattle. Sua obsessão é a conquista do espaço, que promove com a Blue Origin, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de foguetes e satélites. Em particular, é o dono do jornal Washington Post, uma instituição onde aplica métodos próprios de startups tecnológicas para se adaptar aos novos tempos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.