_
_
_
_

Microsoft, Amazon e Expedia se unem ao Estado de Washington contra Trump

As três grandes empresas de tecnologia de Seattle apoiam ação do procurador-geral para derrubar o decreto imigratório

O procurador-geral do Estado de Washington Bob Ferguson, fala à frente do governador Jay Inslee.
O procurador-geral do Estado de Washington Bob Ferguson, fala à frente do governador Jay Inslee.Ted S. Warren (AP)
Mais informações
Trump reafirma veto imigratório, apesar do revés judicial e do assombro mundial
A juíza que deu a primeira rasteira no presidente Trump
Multinacionais dos EUA se voltam contra decreto migratório de Trump
Obama rompe o silêncio e diz que Trump ameaça os valores norte-americanos

O procurador-geral de Washington, Bob Ferguson, empreendeu ações legais contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Departamento de Segurança Nacional e membros da equipe do presidente para invalidar o decreto sobre imigração que ele considera inconstitucional. As três grandes tecnológicas de Seattle, Microsoft, Amazon e Expedia se somarão às medidas empreendidas por Ferguson.

O procurador argumentará que o decreto migratório de Trump viola a garantia constitucional de tratar a todos igualmente, fere os direitos individuais e discrimina em função da crença religiosa. “Se conseguirmos, certamente terá um efeito em todo o país, invalidará o decreto por completo”, disse na entrevista coletiva o governador de Washington, Jay Inslee, que também se manifestou contra as rigorosas medidas imigratórias.

Tanto Amazon como Expedia e Microsoft têm um claro interesse econômico e tentam proteger seus funcionários, muitos deles imigrantes. Acontece que Dara Khosrowshahi, CEO da agência de viagens online, e também proprietária da Home Away, é imigrante iraniana, um dos grupos afetados.

Na tarde de domingo, Khosrowshahi enviou um e-mail aos funcionários para expressar sua preocupação. Na mensagem, oferece apoio a todos os eventuais afetados ou que, simplesmente, sintam medo ou mal-estar. A Microsoft se ofereceu de testemunha se necessário.

Além de berço dessas três grandes empresas, Seattle é um dos grandes polos mundiais de inovação. Possui um florescente ecossistema de startups e se destaca especialmente pela criação de video games móveis. A rede de cafeterias Starbucks também manifestou apoio aos imigrantes com a promessa de contratar até 10.000 afetados nos próximos cinco anos, mas não está entre as empresas que apoiam o procurador de maneira explícita.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_