_
_
_
_

Crise do passaporte: o que fazer se você for viajar

Polícia Federal suspendeu nesta terça-feira a confecção de passaporte brasileiro. Órgão alega "insuficiência de orçamento", mas documentos de emergência são emitidos

Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Polícia Federal informou, na terça-feira, que está suspensa a emissão de novos passaportes. A PF alega que a decisão de deixar de emitir passaporte no Brasil se deve à "insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem". A medida pegou os brasileiros de surpresa, especialmente por se tratar de um período de alta temporada de viagens, por conta das férias escolares. Nos bastidores da instituição, policiais federais, temem que verba menor seja revanche do Governo devido à Lava Jato.

Mais informações
Suspensão de passaportes é vista como prenúncio de corte na Lava Jato
Preços pelo mundo: iPhones caros no Brasil, jantares baratos nas Filipinas
Turismofobia: a cara menos amável de uma indústria bilionária

A PF informa que "acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço" de emissão de passaporte. Para regularizar os pagamentos para o fornecimento de passaportes, o Governo encaminha nesta quarta ao Congresso um projeto de lei que propõe abertura de crédito suplementar  de 102,4 milhões ao ministério da Justiça.

Dada a urgência do tema houve, segundo o Ministério do Planejamento, um acordo com o presidente da Comissão Mista de Orçamento para votar o PL ainda nesta semana. A abertura de crédito suplementar no orçamento só pode ser feita via projeto de lei e não medida provisória. Ainda segundo a pasta, o serviço poderá ser regularizado nos próximos dias. Enquanto isso, veja o pode ser feito caso você planeje sair do Brasil nos próximos meses:

Emissão de passaporte de emergência

A Polícia Federal informa que, seguindo orientações internacionais, não é permitida a emissão de passaporte de emergência para viagens a turismo. Esse documento possui taxa superior à do passaporte comum, de 334,42 reais, contra 257,25 reais do passaporte comum, e tem validade de apenas um ano (contra 10 do documento tradicional), o que pode fazer com que o viajante não seja aceito em alguns países, independente do motivo da viagem.

Após a conferência dos documentos, captura fotográfica e coleta das digitais, o passaporte de emergência será confeccionado em até 24 horas úteis. Mas lembre-se que a PF entende por "emergência" situações que não puderam ser previstas e não situações criadas por descuido do próprio cidadão. Saiba se sua viagem se enquadra neste critério:

- catástrofes naturais;
- conflitos armados;
- necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
- para a proteção do seu patrimônio (o que não inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc);
- por necessidade do trabalho;
- por motivo de ajuda humanitária;
- interesse da Administração Pública;
- ou outra situação emergencial que não poderia prever, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_