_
_
_
_
_

A foto que viralizou dos heróis que lutam contra o incêndio em Portugal

Foi tirada durante um descanso de 25 minutos dos bombeiros, enquanto seus caminhões eram reabastecidos de água

Contra as chamas do incêndio na região de Pedrógão Grande, no centro de Portugal, mais de 1.000 bombeiros lutam desde o dia 17 de junho. Noite e dia. “Eles comem de pé e voltam aos caminhões dez minutos depois”, afirma o EL PAÍS. Muitos portugueses prestaram-lhes homenagem nas redes sociais com imagens de seus momentos de descanso, reflexo do extenuante trabalho. Esta, tomada pelo bombeiro português Pedro Brás, ultrapassou os 55.000 compartilhamentos em menos de 20 horas a partir da página do Facebook Respeito pelos Bombeiros:

18/06/2017. Imagem que fala por si 😪 ( Foto de Pedro Bras)

Posted by Respeito pelos Bombeiros on Sunday, June 18, 2017

A foto mostra 13 bombeiros descansando sobre a grama, muitos deles deitados sobre suas jaquetas. “Tirei a foto na aldeia de Álvares, na região de Góis”, diz Pedro Brás por mensagem ao EL PAÍS. “Tirei na praia fluvial [do rio Sinhel] quando descansávamos enquanto os veículos eram abastecidos de água”. Foi publicada originalmente no perfil do Facebook de Brás, junto com outras duas fotografias daquele momento:

“Depois de uma noite e um dia de combate ao incêndio florestal de Góis, também tivemos direito a 25 minutos de praia fluvial, ainda que encoberta pela fumaça”, escreve o bombeiro na publicação. Em seguida, menciona alguns dos destacamentos de bombeiros na região, tais o seu próprio ou os de outras cidades como Cabanas de Viriato, Comba Dão ou Nelas. Seu destacamento, conta Brás, faz parte de uma equipe de reforço enviada ao incêndio por sua região, situada a cerca de 60 quilômetros.

Além dessa publicação, a página Respeito pelos Bombeiros também popularizou outra em que aparecem dois bombeiros descansando sobre um piso de concreto e que teve mais de 19.000 compartilhamentos em menos de um dia. EL PAÍS entrou em contato com a página para conhecer a autoria e a localização da imagem, mas até agora não recebeu resposta.

GUERREIROS!!!!! ( 1,87 € hora..........)

Posted by Respeito pelos Bombeiros on Sunday, June 18, 2017

No Twitter –onde uma mensagem com a foto de Brás teve mais de 10.000 retuítes– os portugueses renderam homenagem aos seus bombeiros usando a hashtag #herois. Muitas das mensagens mais compartilhadas têm fotos antigas que não correspondem aos incêndios de Pedrógão Grande, embora existam mais imagens atuais do descanso desses “heróis”: aquelas tomadas pelos fotógrafos das agências de notícias France-Presse e Associated Press:

PATRICIA DE MELO MOREIRA (AFP)
Paulo Duarte (AP)
PATRICIA DE MELO MOREIRA (AFP)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_