TSE suspende sessão e pode estender julgamento da chapa Dilma-Temer até o fim de semana
Troca de farpas entre Gilmar Mendes e Herman Benjamin marcam primeiras sessões do juízo
As duas primeiras sessões do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da ação que pede a cassação da chapa que elegeu Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014 foram dedicadas à análise das questões preliminares, ou seja, dos pedidos feitos pela defesa para tentar arquivar ou postergar o processo de investigação, entre elas, a que dizia respeito ao vazamentos de informações sobre os depoimentos de executivos da Odebrecht. Assim, a leitura dos votos do ministro Herman Benjamin (relator do caso) e dos outros seis ministros da Corte, parte mais esperada do juízo e que podem culminar na perda de mandato do presidente da República, ainda não ocorreu.
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, marcou três novas sessões para continuar o julgamento nesta quinta-feira, 8 de junho (às 9h, 14h e 19h), e considera realizar sessões no fim de semana, caso avalie como necessário. Trata-se do julgamento mais importante da história do Tribunal Superior Eleitoral.
No primeiro dia de sessões, na terça-feira, Herman Benjamin leu seu relatório em plenário e os ministros ouviram a argumentação dos advogados de defesas de Dilma e Temer, que pediram a anulação do processo movido pelo PSDB por abuso de poder econômico e político. Também ouviram a argumentação do Ministério Público Eleitoral, que recomendou a cassação do mandato do presidente Temer e que a ex-presidenta fique inelegível. Já a segunda sessão, realizada nesta quarta, foi marcada pela troca de farpas entre os ministros Gilmar Mendes e o relator do processo, que em vários momentos discordaram. Do lado de fora do TSE, em Brasília, manifestantes pediam a destituição do peemedebista.
Siga a cobertura em tempo real do julgamento de Dilma e Temer no TSE.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Marcelo Odebrecht
- Michel Temer
- Dilma Rousseff
- Eleições Brasil
- Partido dos Trabalhadores
- Crises políticas
- Caso Petrobras
- Presidente Brasil
- Financiamento ilegal
- Petrobras
- Impeachment Michel Temer
- Presidência Brasil
- Brasil
- Governo Brasil
- Poder judicial
- Julgamentos
- Política
- Eleições 2014
- TSE
- Gilmar Mendes
- PSDB
- MDB
- Operação Lava Jato
- Caso Odebrecht
- Aécio Neves