Putin oferece “transcrição” do encontro em que Trump teria vazado dados sigilosos à Rússia
Presidente dos EUA é suspeito de relatar ameaça do ISIS em reunião na Casa Branca com ministro russo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta quarta-feira, que está disposto a entregar a transcrição de um encontro realizado na semana passada entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov. “Se a Administração dos Estados Unidos considerá-lo oportuno, estamos dispostos a oferecer ao Senado e ao Congresso norte-americanos a gravação da conversa”, disse Putin em uma entrevista coletiva dada junto com o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni. Um assessor de Putin explicou depois que o presidente se referia à transcrição e não a uma gravação, segundo a Reuters.
O encontro em questão ocorreu um dia depois de Trump demitir de maneira fulminante o diretor do FBI, James Comey. A última revelação derivada da trama russa indica que o presidente norte-americano pressionou Comey para encerrar a investigação que realizava sobre as conexões com a Rússia de seu primeiro conselheiro de Segurança Nacional, Michael Flynn.
Esta semana, veículos de comunicação norte-americanos denunciaram que no encontro, realizado no Salão Oval da Casa Branca, Trump compartilhou com Lavrov informações supostamente confidenciais. Diante do escândalo, na terça-feira, Trump defendeu seu “direito absoluto” de compartilhar com a Rússia “fatos” sobre terrorismo. De qualquer maneira, seu comportamento gerou desconfiança entre os aliados.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.