_
_
_
_
_

Theresa May acusa UE de querer influenciar eleições britânicas

Primeira-ministra afirma que Bruxelas quer usar negociação do Brexit para interferir em eleições

Theresa May durante uma entrevista coletiva na quarta-feira, em Londres.
Theresa May durante uma entrevista coletiva na quarta-feira, em Londres.ANDY RAIN (EFE)

Agindo contra as mínimas doses de realismo e moderação necessárias para enfrentar a difícil negociação sobre o Brexit, Theresa May optou por uma fuga para a frente que nesta quarta-feira à tarde resultou em um ataque sem precedentes contra os “burocratas de Bruxelas”, que acusou de querer interferir nas próximas eleições gerais do Reino Unido com suas “ameaças”. A primeira-ministra britânica sugeriu que o endurecimento da posição de Bruxelas diante das reivindicações de Londres, convenientemente vazado pela “imprensa continental”, procura minar seu Governo diante das eleições antecipadas de 8 de junho.

Mais informações
Bruxelas exige de Londres claros progressos no divórcio antes de falar da futura relação
Escócia pede formalmente a Londres novo referendo sobre independência
Os passos para chegar ao Brexit

“A posição de negociação britânica na Europa foi deturpada pela imprensa do Continente”, argumentou May em uma declaração em frente a Downing Street depois de visitar a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham para informá-la sobre a dissolução do Parlamento britânico com vista às eleições legislativas. A diatribe da líder conservadora se referia ao vazamento por parte de um jornal alemão (Frankfurter Allgemeine Zeitung) dos parâmetros em que transcorreu seu jantar na quarta-feira passada com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e no qual se constatou o quão distantes estão os respectivos pontos de partida para a negociação.

À publicação das impressões de Juncker sobre uma May “em estado de negação” e “em outra galáxia”, somou-se a informação desta quarta-feira do Financial Times sobre uma revisão para cima dos cálculos dos gastos que o Reino Unido terá para romper as amarras com a UE (100 bilhões de euros, cerca de 344 bilhões de reais), e que o ministro para o Brexit, David Davis, já disse que os britânicos não pretendem pagar. Esse contexto levou a primeira-ministra à luta com um discurso estridente. “As ameaças contra o Reino Unido por parte de políticos e funcionários europeus foram lançadas de forma calculada no tempo para influenciar o resultado das eleições gerais em 8 de junho”, frisou, enquanto pedia o voto para seu partido nas próximas eleições.

O que Theresa May deixou claro é sua intenção de utilizar esse novo braço de ferro com a Europa para reforçar suas expectativas eleitorais, que são altas com o declínio da oposição trabalhista. Em sua entrevista coletiva, avisou que, se for eleito o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, o Reino Unido acabaria “pagando um preço muito mais alto”. Essa é a estratégia de May para se consolidar em nível interno, mesmo à custa de reduzir as possibilidades de seu país obter um acordo razoável com Bruxelas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_