Coreia do Norte dispara um míssil balístico em plena escalada de tensão
O foguete partiu de uma zona ao norte da capital Pyongyang
A Coreia do Norte realizou neste início de noite um teste de lançamento de um míssil, desde uma região ao norte da capital do país, Pyongyang, mas que não chegou a sair do território norte-coreano. O míssel explodiu pouco tempo depois, mas a Coreia do Norte difundiu algumas imagens como mostra do seu poder. Não foram dados detalhes sobre o tipo de míssil.
A primeira reação da Casa Branca foi fria. Em um comunicado confirmou o teste balístico e detalhou que o presidente dos Estados Unidas havia sido informado. Donald Trump, no entanto, não demorou nem uma hora em resmpoder ao ato por Twitter: "A Coreia do Norte não respeitou os desejos da China e seu respeitado presidente ao lançar, ainda que sem sucesso, um míssel hoje. Mal!", escreveu.
O lançamento coincide com o aumento da tensão entre Coreia do Norte e Estados Unidos. Na semana passada o embaixador de Pyongyang na ONU, Kim In Ryong, afirmou que a escalada com Estados Unidos cria “uma situação perigosa na que uma guerra termonuclear pode estourar em qualquer momento”. “Se Washington opta por uma ação militar, estamos preparados para reagir a qualquer tipo de conflito”, assinalou o diplomata na ONU.
Suas palavras chegaram em resposta à advertência lançada horas antes pelo vice-presidente Mike Pence. Em sua visita à Coreia do Sul, o segundo homem mais poderoso da Casa Branca deu por terminada a era da “paciência estratégica” e anunciou que “todas as opções estavam sobre a mesa”, incluídas ações militares de repreensão como as lançadas na Síria e Afeganistão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.