_
_
_
_
_

Atividade incomum em uma base nuclear norte-coreana: um jogo de voleibol

Para analistas, ou Pyongyang sabe que a área de testes é fotografada ou essa mesma base está à espera de um possível lançamento futuro

Área administrativa da área de testes nucleares norte-coreana de Punggye-ri. No destaque, a quadra de voleibol, onde há uma partida em disputa.
Área administrativa da área de testes nucleares norte-coreana de Punggye-ri. No destaque, a quadra de voleibol, onde há uma partida em disputa.DigitalGlobe/38 North

Analistas especializados na Coreia do Norte divulgaram ter sido detectada uma atividade incomum em um local recuado do país onde se realizam testes nucleares. Os trabalhadores estavam jogando voleibol. O grupo de monitores 38 North afirma que, em uma das imagens de satélite captadas no domingo passado, é possível ver o pessoal da segurança e de outros departamentos da base de testes Punggye-ri praticando essa modalidade esportiva, que é bastante popular na Coreia do Norte.

Mais informações
EUA e China buscam plano de resposta à ameaça norte-coreana
Conseguir um míssil que atinja os EUA: a missão prioritária de Pyongyang
Coreia do Norte desafia Trump e lança um novo míssil
Coreia do Norte garante estar preparada para “guerra com armas nucleares”

“Isso sugere que a instalação poderia estar em modo de espera”, disse Joseph Bermúdez, especialista em questões norte-coreanas e analista do 38 North, com sede em Washington. “Sugere também que os norte-coreanos estavam praticando esse esporte sabendo que nós os veríamos e divulgaríamos essa informação. Estão também nos enviando uma mensagem de que estão colocando a base de testes em situação de espera ou procurando nos enganar”.

Na semana passada, o 38 North divulgou que Punggye-ri estava “preparada e pronta” para realizar o seu sexto teste nuclear, possivelmente para fazê-lo coincidir com as comemorações, sábado passado, do aniversário de nascimento do fundador do regime, Kim II-Sung. Mas esse teste não aconteceu, embora o líder norte-coreano Kim Jong-un tenha lançado no domingo um míssil que, segundo o Pentágono, explodiu quase imediatamente após o lançamento.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_