FIFA confirma uso do árbitro de vídeo na Copa do Mundo de 2018
Infantino diz que o VAR estará no Mundial da Rússia depois de “resultados muito positivos” nos testes realizados
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou que o árbitro de vídeo será usado na Copa do Mundo de 2018 para solucionar erros fundamentais das partidas. “Teremos o árbitro de vídeo no Mundial de 2018 porque até agora os resultados foram muito positivos”, disse Infantino no discurso de inauguração do 67.o Congresso da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), nesta quarta-feira, em Santiago.
“Não é possível que, em 2017, todo mundo no estádio ou em casa veja, em questão de segundos, se o juiz cometeu um erro – sendo ele mesmo o único que não pode ver”, afirmou o Infantino. A entidade máxima do futebol mundial pretende implementar o uso do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) para esclarecer lances fundamentais para o desenvolvimento do esporte, como um gol fantasma, um pênalti ou uma falha na identificação do jogador que tenha cometido uma falta punida com cartão.
O VAR foi testado no último Mundial de Clubes, disputado no Japão em dezembro, assim como em diversas partidas amistosas, como o recente duelo entre França e Espanha – no qual a tecnologia teve um papel decisivo em jogadas importantes para o placar final.
Conmebol: seis vagas diretas e uma repescagem
Gianni Infantino anunciou que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) terá seis vagas de classificação direta e uma de repescagem para o Mundial 2026. No final de março, a FIFA revelou a proposta de vagas para esse torneio, o primeiro a contar com 48 seleções, e Infantino confirmou a expansão dos lugares para as seleções sul-americanas.
“A partir da Copa de 2026, teremos 48 equipes (...). É importante para o futebol mundial contar com mais representação. Por isso, a Conmebol não terá quatro vagas e meia como até agora, e sim seis vagas e meia”, explicou Infantino. O projeto da FIFA apresentado em março indicava a possibilidade de conferir 16 vagas à Europa, nove à África, oito para a Ásia, seis para a Conmebol, seis para a Concacaf e uma para a Oceania, totalizando 46.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.