Hallstatt, o povoado mais bonito da Europa segundo o Instagram
Essa pequena vila alpina de 800 habitantes situada na Áustria é um dos lugares favoritos das contas de viagem. Sua beleza é tal que os chineses a copiaram no sul do país
Em 1997, a paisagem cultural de Hallstatt foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Não é para menos. Essa pequena vila alpina de 800 habitantes localizada na Áustria é, para muitos, um dos povoados mais bonitos da Europa. Por isso não é de se estranhar que tenha se transformado em protagonista recorrente das contas de viagem no Instagram. Beautiful Destinations e Living Europe publicam com regularidade imagens da localidade registradas por fotógrafos profissionais ou apaixonados por fotografia, e acumulam milhares de curtidas.
O encanto inegável desse povoado se deve ao fato de estar localizado em um ponto incomparável. De um lado, é escoltado pelos Alpes. Do outro, o lago Hallstätter See serve de espelho. Ao seu redor é possível fazer caminhos distintos com vistas espetaculares, e sua história, que remonta há milhares de anos quando celtas, romanos e medievais deixaram suas pegadas nessas terras, torna o local em um destino de interesse turístico. Em especial para os visitantes asiáticos, que aproveitam suas viagens pela Europa para visitar o povoado e imortalizá-lo. Tamanha é a devoção do continente por Hallstatt que não tiveram dúvidas em replicá-lo na China. Uma empresa estatal de mineração chinesa, a Minmetals Land, construiu uma cópia do povoado na província de Cantão, copiando com todos os detalhes as casas, a praça do mercado e alguns de seus edifícios mais representativos. Seus moradores mostraram uma mescla de orgulho e descontentamento por ser o primeiro povoado copiado da história e, por fim, seu prefeito decidiu firmar um acordo de cooperação com seu irmão gêmeo chinês para promover o turismo à vila original.
O fato é que só existe um Hallstatt verdadeiro, e sua beleza é única. As provas estão no Instagram. A hashtag homônima traz mais de 200.000 resultados, e cada foto é mais impactante que a anterior. Apesar de o turismo (fotográfico) poder acabar com parte do encanto bucólico da vila, vale a pena destacar as fotos mais bonitas da pequena localidade:
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.