_
_
_
_
_

Assassinato em Cleveland: Facebook admite ser incapaz de administrar a violência

Rede social promete melhorar censura de vídeos em tempo real após homem matar idoso e transmitir crime ao vivo

Steve Stephens, o assassino de Cleveland, durante a transmissão do crime ao vivo pelo Facebook.
Steve Stephens, o assassino de Cleveland, durante a transmissão do crime ao vivo pelo Facebook.HANDOUT (REUTERS)

A publicação de um assassinato em Cleveland expôs uma das falhas do Facebook: a ausência de barreiras para publicar conteúdo, e disparou os alarmes da rede social. O vídeo, em que apareciam vítimas mortais, permaneceu disponível por várias horas. “Como resultado de uma sequência de fatos terríveis, decidimos revisar nossos procedimentos para garantir que vídeos e materiais que violam nossas normas possam ser denunciados de maneira rápida e simples”, declarou a empresa em nota assinada pelo vice-presidente global de operações, Justin Osofsky.

Mais informações
Adolescente dos EUA morre com tiro acidental durante transmissão ao vivo no Instagram
Facebook lança sistema para detectar notícias falsas
Não eduque seus filhos pelo que você vê no Facebook

O Facebook não foi capaz de administrar a divulgação de um vídeo em que um homem, identificado pela polícia como Steve Stephens, se aproximava de Robert Godwin Senior, de 74 anos, e atirava. A empresa ressalta que sua resposta, normalmente, não demora mais que uma hora ou 45 minutos. Ainda assim, tentaram se justificar: “Encerramos a conta do suspeito 23 minutos depois de receber o primeiro alerta sobre o vídeo do assassinato, que foi duas horas depois da publicação. Sabemos que precisamos melhorar isso”. A vítima tinha nove filhos e 14 netos. Os investigadores acreditam que Stephens e Godwin não se conheciam.

O Facebook admite que combina dois fatores para checar o que os usuários compartilham, uma mistura de padrões de inteligência artificial e funcionários que revisam o conteúdo. “Milhares de pessoas em todo mundo”, segundo o diretor.

A investigação da rede social indica que o suspeito publicou três vídeos. O Facebook não recebeu nenhum alerta sobre o primeiro, em que Stephens falava abertamente em matar. Depois, postou o do tiroteio. Por último, no terceiro, através da ferramenta de transmissão ao vivo Facebook Live, confessava o assassinato. Conversou com seus contatos sobre isso por cinco minutos. De acordo com a versão do Facebook, foi então que, antes de terminar a transmissão, começaram a chegar mais alertas.

“Manter segura a nossa comunidade é parte de nossa missão”, diz a nota, “agradecemos a todos os que avisaram. Obrigado por fazer do Facebook um espaço seguro”.

Em nenhum momento o Facebook detalha as medidas que tomará para melhorar seus métodos, mas se espera que Mark Zuckerberg se pronuncie a respeito nesta terça-feira em San José, onde revelará os planos de um serviço com mais de 1,8 bilhão de perfis ativos acessado diariamente por mais de 1,2 bilhão de usuários.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_