_
_
_
_

Acordo de multa a ser paga por Odebrecht no Brasil segue inconcluso e em sigilo

Pacto, assinado em dezembro, não foi encaminhado pelo MPF a Sérgio Moro Segundo a Odebrecht, penalidade, equivalente a 7,4 bilhões de reais, será pago em 23 anos

F. Betim
O procurador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
O procurador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

A Justiça Federal dos Estados Unidos saiu na frente ao homologar antes do Brasil um acordo de leniência com a Odebrecht e seu braço petroquímico, a Braskem. O magistrado Raymond J. Dearie, do Distrito Leste de Nova York, autorizou nesta segunda-feira que a construtora pague uma multa de 2,6 bilhões de dólares (cerca de oito bilhões de reais). A maior parte deste valor deverá ressarcir os cofres públicos brasileiros, uma vez que este acordo seja válido também no Brasil. Fontes da Justiça Federal do Paraná asseguram estar aguardando que o Ministério Público Federal (MPF) encaminhe o acordo de leniência, feito com o grupo empresarial em dezembro do ano passado e que envolve EUA, Brasil e Suíça, para que, então, o juiz Sérgio Moro possa deliberar sobre ele.

Mais informações
Odebrecht obtém desconto, mas ainda terá de pagar a maior multa da história
Odebrecht e Braskem pagarão a maior multa por corrupção da história
ANÁLISE: Uma elite amoral e mesquinha se revela nas delações da Odebrecht
2018, antipolítica e as chances dos que tentam sobreviver ao tsunami Odebrecht

O MPF explica que o acordo de leniência permanece em sigilo. Assim, não está autorizado a apresentar cronogramas de pagamento e nem o destino da multa. Limitou-se a dizer que as "vítimas" a serem ressarcidas são as "empresas e órgãos lesados pelos atos ilícitos, como a Petrobras". Comunicado da Odebrecht em dezembro, no entanto, informava que o montante devido será pago em até 23 anos, em prestações corrigidas pela taxa básica de juros.

Já nos EUA, a Odebrecht tem um prazo de até 30 de junho para efetuar o pagamento ao Tesouro norte-americano. Em concreto, os EUA deverão receber 93 milhões de dólares (290 milhões de reais) e a  empresa tem até 2021 para pagar o mesmo valor no Brasil. No total, a Suíça ficará com 116 milhões (360 milhões de reais) e o Brasil com 2,39 bilhões de dólares (7,4 bilhões de reais). A multa total, de 2,6 bilhões de dólares, é a maior da história por corrupção. As autoridades norte-americanas e a empresa haviam chegado a conclusão de que a multa apropriada era de 4,5 bilhões, quase o dobro, mas a construtora se disse incapacitada de pagar este valor.

A Odebrecht é investigada pelo MPF no âmbito da Operação Lava Jato devido ao seu enorme esquema de pagamento de propinas e financiamento de campanhas eleitorais. Presente em diversos países, sobretudo em nações da América Latina e da África, as investigações deixaram as fronteira brasileiras e chegaram também aos tribunais norte-americano e suíço. Na última semana, os depoimentos de 77 executivos da empresa foram divulgados oficialmente e o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito contra mais 108 pessoas. Agora, para que tanto a Odebrecht quanto a Braskem finalmente fiquem livres de acusações judiciais, os três países devem homologar o acordo de leniência.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_