Virada histórica do Barça inspira movimento pela independência da Catalunha
Presidente catalão relaciona a épica "remontada" do time blaugrana aos planos de separação da Espanha

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, comparou a histórica "remontada" do Barcelona diante do Paris Saint-Germain, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, com o futuro político da comunidade autônoma na Espanha:
"Nada é impossível. O Barça acaba de demonstrar isso jogando futebol. A Catalunha também demonstrará decidindo seu futuro", escreveu Puigdemont em seu perfil no Twitter ao fim da partida.
Presente no Camp Nou na goleada de 6 x 1 sobre o PSG, Puigdemont dividiu a tribuna com a presidenta do Parlamento catalão, Carme Forcadell, e as prefeitas de Barcelona e Paris, Ada Colau e Anne Hidalgo, respectivamente. O vice-presidente catalão Oriol Junqueras também se pronunciou: "Quem persevera no esforço faz com que tudo seja possível".
No hi ha res impossible. El Barça ho acaba de demostrar jugant a futbol. Catalunya ho demostrarà decidint el seu futur. I direm #johiera
— krls.eth / Carles Puigdemont (@KRLS) March 8, 2017
Desde 2012, o movimento pela independência da Catalunha pressiona o governo de Madri para a realização do referendo em que os catalães decidiriam entre a permanência na Espanha ou a formação de um estado independente. Puigdemont já afirmou que pretende realizar a consulta popular até setembro deste ano.