_
_
_
_

Trump promete reduzir o preço do muro na fronteira com o México

Mandatário mostra sua surpresa ao descobrir que as estimativas são quase o dobro do previsto

O muro entre México e EUA em Tijuana.
O muro entre México e EUA em Tijuana.Julie Watson (AP)
Mais informações
México já tem seu muro e está na fronteira com a Guatemala
Trump estuda taxar em 20% importações do México como pagamento para o muro
Tensão entre México e os EUA dispara em meio à polêmica sobre muro
Faltam 2.000 km para o novo ‘muro da vergonha’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou neste sábado sua surpresa ao saber que “o grande muro fronteiriço”, como se refere à construção que prometeu erguer no limite territorial com o México, custará mais do que o previsto. “Isso é porque ainda não me envolvi no projeto nem nas negociações”, afirmou o presidente republicano no sábado pela manhã pelo Twitter. O Departamento de Segurança Nacional estima que o custo da construção é de 21,6 bilhões de dólares (67,1 bilhões de reais), quase o dobro do citado por Trump anteriormente, segundo um documento interno obtido pela Reuters.

Quando fizer parte do processo, assegura o presidente, “o preço CAIRÁ MUITO!”, enfatizando sua afirmação com letras maiúsculas e exclamações. Trump, que neste fim de semana está reunido com o primeiro ministro japonês em sua residência privada de Mar-a-Lago (Flórida), compara sua influência potencial nas negociações com a redução do custo do Air Force One, apesar de as conversações continuarem em curso e o desconto inicial ter ocorrido em janeiro, antes que assumisse o cargo atual.

O relatório revelado pela agência Reuters afirma que a construção levará mais de três anos e que contará com partes de muros e outros de valas ao longo dos 2.000 quilômetros que atualmente carecem de separação física. O ramo que a Administração Trump quer erguer se somaria aos 1.046 quilômetros já construídos durante a presidência de Bill Clinton (1993-2001) e completaria quase totalmente a distância da fronteira entre México e EUA.

O Departamento de Segurança Nacional dá como certo, segundo a Reuters, que o financiamento do projeto — com dinheiro dos cofres públicos dos EUA — será aprovado pelo Congresso na primavera e que os trabalhos começarão em setembro. Na última semana, Trump comunicou aos legisladores no Capitólio que “o muro está sendo projetado agora mesmo”.

O presidente Trump afirmou no passado que o custo inicial seria algo entre 10 e 12 bilhões de dólares. Além de ser uma de suas promessas eleitorais, sua ideia é a que, além disso, seja o governo do México a arcar com os custos. Este se tornou o principal obstáculo para as relações diplomáticas entre os dois países, incluído o cancelamento da visita do presidente mexicano Enrique Peña Nieto a Washington há duas semanas.

Neste sábado, Trump não fez menção ao envolvimento do México no pagamento. O magnata afirma que, graças ao uso de seus dotes negociadores, dos quais se gaba desde que entrou no mundo da política, será capaz de reduzir esse custo “como com os F-35 FighterJet”. O presidente faz referência assim ao desconto de 700 milhões de dólares anunciado pela empresa armamentista Lockheed Martin na venda de 90 novas aeronaves ao Pentágono. Nesse caso, o “desconto” chegou depois que Trump criticou o preço e pediu para que todo o programa fosse revisado.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_