Os 10 melhores filmes de Nicolas Cage, e seus cinco fracassos épicos
Aproveitamos a estreia de seu último filme, 'Cães Selvagens', para classificar a filmografia de um ator tão visceral quanto irregular

Ele passou uma década flertando com o desastre, equilibrando-se sobre a corda bamba da paródia, o circo pessoal e o desastre profissional. Mas Nicolas Cage foi um grande ator (com um Oscar, por Despedida em Las Vegas, 1995) e sempre se espera que retorne a seu melhor momento.
Nicolas Kim Coppola (Califórnia, 53 anos), ressurgiu das cinzas do ostracismo do seu clã familiar quando se rebatizou em honra ao super-herói da Marvel, Luke Cage. E como ele, Nicolas tem poderes mundanos e únicos, com os quais enfrenta o mal (aqueles que não acreditam nele). Sua carreira divide-se em três episódios muito delimitados pelo dinheiro: quando não o tinha, revelou-se o ator mais visceral e valente de sua geração; quando o conseguiu, passou a liderar épicos filmes comerciais de ação; quando perdeu tudo, disse 'sim' a literalmente todos os trabalhos que lhe foram oferecidos.
O mais hipnótico de ver Nicolas Cage na telona é que, faça o que faça, sempre parece estar fora de lugar. Sempre corre mais rápido que o próprio filme e nós, os espectadores, observamos atônitos, sem dar crédito. Às vezes, para o bem, outras, nem tanto. Depois de três casamentos, dois filhos e um neto (Lucian Augustus Coppola Cage que, em 20 anos, certamente nos dará muitas alegrias), Nicolas Cage continua lutando para engrandecer seu legado. Seja ele qual seja. Hollywood está super-populada por atores de caráter, por heróis de ação cheios de proteínas e por estrelas pré-aposentadas na Série B. Mas apenas uma pessoa é as três coisas ao mesmo tempo, e as abraça com o mesmo ímpeto e entusiasmo. Há apenas um Nicolas Cage.
Aproveitamos que ele acabou de estrelar o thriller 'Cães Selvagens', dirigido por Paul Schrader, para fazer um ranking de seus melhores e piores filmes.
Os 10 melhores filmes de Nicolas Cage (clique na foto)

Os cinco piores filmes de Nicolas Cage (cique na foto)
