_
_
_
_
_

‘Gerrymandering’: o polêmico método que decide o vencedor das eleições nos EUA

Analisamos o processo para criar os distritos eleitorais

Karl Rove, estrategista republicano e assessor de George W. Bush explicou assim em uma coluna em 2010: “Aquele que controla o desenho dos distritos eleitorais pode controlar o Congresso”. O texto, publicado no The Wall Street Journal, anunciava uma estratégia republicana coordenada e executada com a precisão de um cirurgião para conseguir que os mapas limitando os distritos eleitorais ajudassem os republicanos a conseguir mais cadeiras na Câmara de Deputados.

Seis anos depois, o candidato republicano à presidência Donald Trump, proclama em seus comícios que o sistema eleitoral dos EUA está “manipulado” para favorecer a vitória da candidata democrata, Hillary Clinton. A documentação de vários livros e numerosas reportagens destes últimos anos indica, porém, que aqueles que jogaram com o sistema foram principalmente os legisladores republicanos.

No centro dessa acusação está a palavra gerrymandering, como se conhece pejorativamente o processo de desenho dos distritos eleitorais em cada estado com base nas alterações demográficas. Esta reformulação é feita idealmente a cada 10 anos, coincidindo com a publicação dos dados do censo mais atualizados, o último foi em 2010, para refletir as mudanças demográficas em cada estado. O processo é responsabilidade dos congressos estaduais, exceto em 13 deles que delegam a tarefa a uma comissão independente.

O partido que tiver a maioria dos legisladores estaduais pode então redesenhar os distritos, o que pode favorecer as chances de reeleição de quem já está no poder. A estratégia é simples: procurar oportunidades em áreas que tiverem perdido população e dividir aquelas onde há mais pessoas de minorias raciais ou de eleitores registrados de um determinado partido para descompensar maiorias existentes até então.

“Somos a única democracia no mundo que permite aos políticos desenhar essas linhas e, basicamente, escolher seus próprios eleitores”, disse David Daley, autor de Ratf**ked sobre “a verdadeira história por trás do plano secreto para roubar a democracia norte-americana”, em entrevista à NPR.

Mais informações
O futuro dos Estados Unidos será decidido por meia dúzia de Estados
A nação silenciosa que dá as costas a Donald Trump
Nos Estados Unidos, muitas coisas ainda são brancas e negras
A novela brasileira que ‘previu’ em 1998 a ascensão de Hillary Clinton

O processo é monitorado de perto pelo partido da oposição em cada estado e, como no caso da Virginia em 2012, pode ser resolvido pelos tribunais. Nesse estado, um juiz concluiu que o objetivo da nova divisão era aglutinar em um único distrito a maioria dos bairros afro-americanos, cuja população tradicionalmente vota nos candidatos democratas. Se ficassem misturados com outros bairros de maioria branca, poderiam ameaçar a vitória de um republicano.

Assim explicam os números: em 2012, apesar de que os candidatos republicanos à Câmara de Representantes somaram 51% dos votos na Virgínia, elegeram 8 e não 6 dos 11 deputados, o equivalente – em uma distribuição equitativa – a 73% dos votos.

Nesse mesmo ano estrearam os novos mapas na Pensilvânia. Os candidatos democratas ao Congresso conseguiram 80.000 votos a mais que seus rivais republicanos, mas estes ganharam 13 das 18 vagas disponíveis. Os novos distritos aglutinavam a maioria dos eleitores registrados com o Partido Democrata em cinco regiões em torno das duas principais cidades do Estado, Filadélfia e Pittsburgh, e no resto ficaram os eleitores republicanos.

Daley descreve o novo mapa como “um antílope com chifres deslizando por uma ladeira com um trenó”. O resultado foi o seguinte: os cinco congressistas democratas que venceram em 2012 conseguiram entre 60% e 80% dos votos. Se esses eleitores estivessem divididos igualmente em outros distritos, todos teriam sido muito mais competitivos e o resultado final iria refletir a superioridade de 100.000 votos conquistada pelos democratas, que teriam vencido em mais da metade dos 18 distritos do estado.

Ohio viveu uma história similar. Obama venceu Mitt Romney por 2% do voto popular, o que deveria ter resultado em uma maioria de legisladores democratas. No entanto, os republicanos elegeram 12 dos 16 deputados do estado. Nacionalmente, o resultado foi muito semelhante: os democratas ganharam 1,3 milhão a mais de votos que os republicanos, mas não recuperaram a maioria na Câmara dos Representantes, algo que não acontecia em 40 anos.

Essa semana, o ex-procurador-geral Eric Holder anunciou que os democratas já prepararam sua resposta e contam com o apoio do presidente Obama quando deixar a Casa Branca, de acordo com POLITICO. “Os norte-americanos merecem ter mapas justos que reflitam nossas comunidades e precisamos de uma estratégia coordenada para que isso aconteça”, declarou Holder ao anunciar o Comitê Nacional Democrata de Redesenho de Distritos. “Esse esforço sem precedentes vai garantir que os democratas tenham um lugar na mesa para decidir os novos bairros depois de 2020”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_