FIFA pune federação espanhola por inscrição de menores de idade
Entidade aplica multa de 203.000 euros e dá prazo de seis meses para mudança da regulamentação em vigor no país
A Comissão Disciplinar da FIFA sancionou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) por ter infringido a norma em vigor sobre transferências e inscrições internacionais de jogadores menores de 18 anos, segundo explicou a entidade em nota. A FIFA aplicou uma multa de 203.000 euros (710.000 reais) e concedeu um prazo de seis meses para se altere a sua regulamentação e o sistema de transferências e menores em vigor na Espanha.
“Constatou-se que a RFEF violou várias normas relativas às contratações e primeiras inscrições de jogadores menores de idade estrangeiros, relativas principalmente ao artigo 19 do Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores, assim como outras concernentes à inscrição e participação de alguns atletas em determinadas competições”.
A decisão, de que a RFEF, presidida por Ángel María Villar, foi notificada nesta terça-feira, centrou-se especialmente nos casos de jogadores menores que participaram de competições com o Atlético de Madrid e o Real Madrid durante vários períodos entre 2007 e 2014, no caso do Atlético de Madrid, e entre 2005 e 2014, no caso do Real Madrid.
A Comissão de Apelação da FIFA ratificou em setembro passado as sanções que havia imposto ao Real Madrid e ao Atlético de Madrid em janeiro de 2016 por desrespeito ao regulamento de transferência de jogadores menores de 18 anos. A entidade impôs, na ocasião, uma sanção de duas janelas do mercado de contratações sem poder inscrever jogadores, além de uma multa de 822.500 euros (2,9 milhões de reais) ao Atlético e 329.000 euros (1,15 milhão de reais) ao Real. Por esse mesmo motivo, o Barcelona também foi punido com o mesmo período sem poder inscrever jogadores durante 2015.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.